A tríade Maior é derivada da T, 3ª e 5ª da escala maior. Já a tríade menor é derivada da T, 3ª e 5ª da escala menor natural (a escala menor natural é a própria escala maior só que partindo do 6º grau ). Na prática, basta diminuir em 1/2 tom a 3ª da tríade maior para encontrarmos a tríade menor. Diminuindo em 1/2 tom apenas a 5ª da tríade menor encontraremos a tríade diminuta. Temos ainda a tríade aumentada, que possui a formação igual à tríade maior, com exceção da 5ª que é elevada em 1/2 tom (5ªJ passa a ser 5ª#).
Resumo
Tríade Maior = T 3 5 (Tônica / 3ª Maior / 5ª Justa) Ex. de cifragem: C
Tríade Menor = T 3b 5 (Tônica / 3ª Menor / 5ª Justa) Ex. de cifragem: Cm
Tríade Diminuta = T 3b 5b (Tônica / 3ª Menor / 5ª diminuta) Ex. de cifragem: Cm5b, Cº ou Cdim
Tríade Aumentada = T 3 5# (Tônica / 3ª Maior / 5ª Aumentada) Ex. de cifragem: C5#, C+ ou Caum
Vale ressaltar que uma tríade pode ter qualquer uma de suas notas repetidas, podem ter a ordem (T 3ª 5ª) modificada (veremos mais a frente nas inversões) e podem aparecer na forma de acordes (simultaneamente) ou arpejos (consecutivamente).
Inversões de Tríades
Quando a nota mais grave de um acorde for a tônica dizemos que o acorde encontra-se na posição fundamental (T 3ª 5ª ou T 5ª 3ª). Quando a nota mais grave não for a tônica, podemos dizer que o acorde esta invertido (3ª 5ª T / 3ª T 5ª / 5ª T 3ª ou 5ª 3ª T).
Na prática é possível “montar” as tríades em posições fechadas ou abertas. Veremos primeiro como ficam as posições fechadas.
Tríades Maiores.
Tríades Menores.
Tríades Diminutas.
Tríades Aumentadas.
Agora vejamos as tríades abertas, que “funcionam” muito bem melodicamente. Mozart Mello e Allan Holdsworth são músicos que utilizam bastante estas posições de tríades.
Tríades Maiores.
Tríades Menores.
Tríades Diminutas.
Tríades Aumentadas.
Bons estudos !!!
legal, apesar dos shapes faltou explicar ou deixar explitico qual a diferença entre elas! Seria a triade fechada uma sequencia de tonica, terça e quinta, enquanto a aberta são as mesmas notas em qualquer ordem?
ResponderExcluirOlá Fernando ! A diferença é que a tríade aberta apresenta salto de corda, enquanto que a fechada segue a sequencia das cordas. A ordem (T 3ª 5ª) pode ser contrariada dependendo do contexto e necessidade. Caso tenha dúvidas com relação aos intervalos recomendo dar uma lida na postagem sobre a teoria dos intervalos ! Abcs e obrigado por participar do blog !
Excluirhttp://www.guitarrainteligente.com/2013/04/teoria-dos-intervalos.html
Excelente matéria!
ResponderExcluirVida longa!
Em que tom estão as trisdes abertas? Não consegui indetificar pois estão em muitas tônicas diferentes ao Contrário da fechada que está em C.
ResponderExcluirOlá Calango !
ExcluirA tonalidade não importa. Tente se situar pelos intervalos. Basta colocar a tonica na tonalidade desejada e seguir os "shapes" (formas). Se tiver dúvidas sobre intervalos, acesse a postagem sobre a Teoria dos intervalos aqui no Blog. Obrigado por participar do Blog.
Abraços e bons estudos.
Parabéns pelo blog cara, me ajudou a entender bastante as tríades. Consegui associar, treinar digitação e palhetada com os saltos de cordas, ampliar a visão do braço e tals, porém ainda não sei como aplicar. Acho que só com o tempo mesmo né... rs Valeu!
ExcluirOlá pessoal, blz?
ResponderExcluirSó pra completar a matéria do Vitor...
Tríades Fechadas - Quando os intervalos das tríades estão em ordem: Tônica (T), depois Terça (3ª) e por fim a Quinta (5ª);
Tríades Abertas - Quando os intervalos das tríades estão salteados: Tõnica (T), depois a Quinta (5ª) e por fim a Terça (3ª);
Neste caso, da T para a 5ª pulamos a 3ª e depois, da 5ª para a 3ª pulamos a T.
Estamos pulando os intervalos e não cordas.
Os saltos de cordas podem coincidir com os saltos de intervalos, mas vale deixar claro que o fato de as Tríades estarem Abertas tem total relação com o salto de seus intervalos.
Pensando assim, fica mais claro e possível inclusive de aplicar a ideia em outros instrumentos.
Grande abraço,
Marco Maia.
www.MarcoMaia.mus.br
Na verdade,resumindo tudo. Triades fechadas,se constituem dentro de uma oitava. As triades abertas extendem essa oitava. Assim,podemos ter a fundamental do acorde mais sua terca dentro da mesma oitava, e a quinta vai estar na oitava seguinte. tambem podemos deixar a fundamental e a quinta na mesma oitava e pegar a ter;a da oitava seguinte. enfim ao colocarmos uma dasnotas da triades alem da mesma oitava,teremos um acorde aberto.
ResponderExcluir