}); GUITARRA INTELIGENTE: Modos Gregos (Teoria, Acordes, Escalas e Licks)

Facebook

8 de mai. de 2013

Modos Gregos (Teoria, Acordes, Escalas e Licks)

Para ser bem direto, cada modo é apenas uma inversão de uma determinada escala maior, mas que geram sonoridades diferentes. Tomaremos como exemplo a escala de C maior e seus graus. (Duvidas sobre a escala maior clique aqui).

O 1º grau da escala maior, tratando-se de modos, é chamado de modo Jônio.

C D E F G A B (T 2 3 4 5 6 7M)


modo jonio


A mesma escala porém tocada à partir do 2º grau gera o modo Dórico.

D E F G A B C (T 2 3b 4 5 6 7)


modo dorico


Note que a relação intervalar entre as notas mudou.

Partindo do 3º grau da mesma escala temos o modo Frígio.

E F G A B C D (T 2b 3b 4 5 6b 7)


modo frigio


Partindo do 4º grau da mesma escala temos o modo Lídio.

F G A B C D E (T 2 3 4# 5 6 7M)

modo lidio

Partindo do 5º grau da mesma escala temos o modo Mixolídio.

G A B C D E F (T 2 3 4 5 6 7)

Repare que tratando-se da relação intervalar, a única diferença para o modo Jônio é a sétima.

modo mixolidio

Partindo do 6º grau obtemos o modo Eólio.

A B C D E F G (T 2 3b 4 5 6b 7)

modo eolio

E finalmente partindo 7º grau da escala temos o modo Lócrio.

B C D E F G A (T 2b 3b 4 5b 6b 7)

modo locrio

Agora vamos analisar cada modo isoladamente.

Modo Jônio

Intervalos: T 2/9 3 4/11 5 6/13 7M

Nota a ser evitada (avoid note) 4/11

Nota característica (característica modal) 7M

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7M, C7M9, C6, C69, C7M13…

Shapes da escala ex. em C Jônio

Escala Maior C

Caged de acordes M7M ex.: C7M
CAGED Cmaj7

Soluções de improvisação

Para o modo Jônio uma boa opção para improvisação é utilizar além do arpejo do 1º grau, utilizar os arpejos do 3º, 5º e 6º graus do campo harmônico (superposição). 

Ex em C : C7M, Em7, G7 (cuidado com a nota F, que é 7ª de G, mas 4/11 (avoid) de C) e Am7.

As pentatônicas do 3ª e 6º graus do campo harmônico também são boas opções. ex.: C: penta Em7 e penta Am7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


C7M
Dm7
Em7
F7M
G7
Am7
Bm7b5
escala maior
--
penta
--
--
penta
--
arpejo
--
arpejo
--
arpejo tríade
arpejo
--

Licks/ ideias para C Jônio

Frases jonio

Modo Dórico

T 2/9 3b 4/11 5 6/13 7

Nota a ser evitada (avoid note): não tem

Nota característica (característica modal): 6/13

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: Cm, Cm7, Cm79, Cm6, Cm69, Cm713, Csus4…

Shapes da escala ex. em C Dórico (Bb Maior).
escala c dorico

Caged de acordes m7. ex.: Cm7
CAGED minor7

Soluções de improvisação

Para o modo Dórico temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Cm7, penta Dm7 e penta Gm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):

Bb7M
Cm7
Dm7
Eb7M
F7
Gm7
Am7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Dórico.

Frases Dorico

Modo Frígio

T 2b/9b 3b 4/11 5 6b/13b 7

Nota a ser evitada (avoid note): 6b

Nota característica (característica modal): 9b

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: Cm, Cm7, Cm9b, Cm6b, Csus49b, Cm713b…

Shapes da escala ex. em C Frígio (Ab Maior).
Escala C Frigio

Caged Frígio (sus49b). ex.: Csus49b
Caged Frigio

Soluções de improvisação

Para o modo Frígio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Cm7, penta Dm7 e penta Bbm7. A penta do 2º grau do campo harmônico é “boa pedida” !!!

Resumo de aplicação (campo harmônico):


Ab7M
Bbm7
Cm7
Db7M
Eb7
Fm7
Gm7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Frígio.

Frases Frigio

Modo Lídio

T 2/9 3 4#/11# 5 6/13 7M

Nota a ser evitada (avoid note): não tem, mas na hora de montar acordes com a 4# é sempre indicado substituí-la pela 5J.

Nota característica (característica modal): 4#/11#

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7M, C7M9, C6, C69, C6911#, C7M13, C7M11#…

Shapes da escala ex. em C Lídio (G Maior).
Escala C Lidio

Caged Lídio (M7M11#). ex.: C7M11#
CAGED C lidio

Soluções de improvisação

Para o modo Lídio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: C7M: penta Am7, penta Bm7 e penta Am7. Podemos destacar a penta do 2º grau, que gera um efeito Lídio.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


G7M
Am7
Bm7
C7M
D7
Em7
F#m7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Lídio.

Frases Lidio

Modo Mixolídio

T 2/9 3 4/11 5 6/13 7

Nota a ser evitada (avoid note): não tem

Nota característica (característica modal): Trítono

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7, C79, C6, C69, C713, Csus4…

Shapes da escala ex. em C mixolídio (F Maior).
Escala C Mixo

Caged acordes M7. ex.: C7
CAGED M7

Caged acordes M79, Sus4, M713,

Soluções de improvisação

Para o modo Mixolídio existem excelentes opções de improvisação e uma delas é tocar o modo Dórico de mesmo tom sobre o Modo Mixolídio. 

Ex.: Sobre um C7 podemos tocar frases C Dórico gerando um efeito Blues. Este tipo de aplicação é chamado de “modos sobre modos”. 

Eu costumo aplicar esta maneira de tocar em praticamente todos os acordes…mas com uma visão mais detalhada, que postarei futuramente. Só para exemplificar, utilizo constantemente a chamada “intenção menor”, onde executo frases de tonalidade menor sobre qualquer tipo de acorde. 

Sobre um acorde de C7 executo frases em Cm7, sobre um acorde de Gm7b5 executo frases em Bbm7, sobre um acorde de F7M executo frases em Dm713, fazendo assim com que esse F7M soe Lídio…e sempre adicionando aproximações cromáticas, enriquecendo ainda mais o fraseado !!! Mas isso é assunto para uma futura postagem !!!

Voltando ao Mixolídio…Para este modo temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: C7: penta Gm7, penta Am7 e penta Dm7. Outra interessante opção é tocar a pentatônica menor do Modo mixolídio, gerando assim um efeito “Blues”. 

Ex.: Sobre um C7 podemos tocar a penta de Cm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):

F7M
Gm7
Am7
Bb7M
C7
Dm7
Em7b5
escala maior
penta
penta
--
penta m7
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Mixolídio.

Frases Mixolidio

Modo Eólio

Modo Eólio é  também conhecido com escala menor natural ou relativa menor.

T 2/9 3b 4/11 5 6b/13b 7

Nota a ser evitada (avoid note): 6b

Nota característica (característica modal): 6b

Note que a nota a Avoid Note e a nota característica é a mesma !!! Permitindo a aplicação dela no contexto mas exige cuidado nas resoluções de frases.

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes. Ex.: Cm, Cm7, Cm79, Cm6b, Csus4, Cm713b…

Shapes da escala ex. em C Eólio (Eb Maior).
Escala C Eolio

Caged m7. ex.: Cm7
CAGED minor7

Soluções de improvisação

Para o modo Eólio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Fm7, penta Gm7 e penta Cm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


Eb7M
Fm7
Gm7
Ab7M
Bb7
Cm7
Dm7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Eólio.

Frases Eolio

Modo Lócrio

T 2b/9b 3b 4/11 5b 6b/13b 7

Nota a ser evitada (avoid note): 6b

Nota característica (característica modal): 5b

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes. Ex.: Cº, Cm7b5, Cm7b5b9, Cm7b511…

Shapes da escala ex. em C Lócrio (Db Maior).




Caged de acordes m7b5. Ex.: Cm7b5
CAGED m7b5

Para o modo Lócrio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!

A pentatônica do 2º grau do campo harmônico é a única opção. ex.: Cm7b5: penta Ebm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


Db7M
Ebm7
Fm7
Gb7M
Ab7
Bbm7
Cm7b5
escala maior
penta
--
--
--
--
--
--
arpejo
arpejo
--
arpejo
--
arpejo

Licks/ ideias para C Lócrio utilize licks Dórico (Eb Dórico) e Mixolídio (Ab Mixolídio).


Espero ter ajudado !!! Studiare Sempre !!!

55 comentários:

  1. Super Post hein... bem completo e simples de entender! Me ajudou mto! Sucesso camarada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sóstenes ! Obrigado pelo seu comentário ! Continue participando do Blog...abcs !

      Excluir
  2. Excelente! Mandou muito nesse post. Único que eu consegui entender 100%. Continue com excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Balums ! Continue acompanhando o Blog ! Fique à vontade para tirar dúvidas e dar sugestões ! Abraços !

      Excluir
    2. Por incrível que parece surgiu uma dúvida aqui. Pode ser apenas coisas da minha cabeça, mas ao tentar aplicar os modelos em backtracks eu não consegui um resultado satisfatório. Quero dizer, tem licks que ficam legais e outras não (o que era de se esperar), porém estou tendo dificuldades em transpor para a guitarra. Um exemplo: Imaginamos um backtrack em que a cada 1,5s toca o acorde E, queria saber qual lick usar, entendeu? Vi que todos estão em base de C e gostaria de saber se muda muita coisa se o desenho está no formato de C para E... Espero que tenha intendido porque até eu me confundi ao fazer a pergunta. Obrigado por responder!

      Excluir
  3. Ola Balums ! Os licks que postei são apenas ideias para ajudar na criação dos seus próprios licks ! Me mande os backing tracks em vitordanielriso@gmail.com que eu te mando soluções de improvisações e dicas do que pode ser usado ! Abcs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheque seu e-mail! Desculpe a demora e mais uma vez obrigado. Abraços!

      Excluir
    2. Olá Vitor sou iniciante gostaria de saber algo , pode me ajudar onde começa a digitação da escala modo grego no Ex :C Jônio modelo de A ? e em que casa começo a escala seguinte.

      Agradeço a atenção

      Valente

      Excluir
    3. Olá amigo...te recomendo estudar bastante escala maior e teoria dos intervalos antes de estudar os modos gregos, que são nada mais que inversões da escala maior...abcs !

      Excluir
  4. Vlw, galera!

    Excelente material.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wesley ! Continue participando do blog ! Abraços !

      Excluir
  5. Excelente material professor!
    Está ajudando muita gente a tornar o mundo melhor, com boa música..
    Sucesso e muito obrigado pela postagem.

    Sérgio Tolucci - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sergio !!! Continue participando e se possível compartilhe o Blog ! Abraços !

      Excluir
  6. Muito bom, material.
    essas Ideia de Licks são ótimas para o desenvolvimento próprio.
    Gostei muito. Parabéns pelo seu trabalho.
    de passar o conhecimento sem egoismo...

    ResponderExcluir
  7. estou aprendendo tecla e fauta muita coisas na net sobre esses asuntos que estao bem esplicados aqui .porqe tudo tudo eles querem que paguemos e e o blogue ta me ajudando a entender mais sobre os mdos ,armonia e aplicaçao que utilizo no teclado...Deus abençoe vcs,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andverde ! fique à vontade para imprimir as lições e compartilhar o blog com seus amigos !!! obrigado pelo seu comentário e por participar do blog !!!

      Excluir
  8. Olha eu aqui denovo.. Kkk vitor e galera ja sei as digitacoes e quase todos os intervalos mas nao consigo transpor os modos de uma maneira agradável na guitarra.. Como eu aplico os modos? Exemplo : C Am F G
    Que modo posso aplicar? Aplico um único modo em toda progressão de acordes ou um modo por acorde.. Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo !
      Sobre esta harmonia que vc propôs, pode-se tocar A Eolio ou F Lidio. Te aconselho a ter em mente o campo harmônico maior em todas as tonalidades.
      Dúvidas escreva. Abraço.

      Excluir
    2. Vitor.. Desculpa mas continuo sem entender.. Porque aplicar A eolio ou F lidio? Como saber que modo aplicaar numa determinada progessao.

      Excluir
    3. Porque os acordes desta progressão são do campo harmônico de C. Vc precisa ter um bom conhecimento de campo harmônico e de aplicação dos modos para saber o que tocar sobre determinado acorde. Isso leva tempo.

      Excluir
    4. Olá Vitor, continuando sobre a pergunta do Calango Preto, sobre a sequência que ele postou C Am F G, eu poderia improvisar assim:

      No acorde C usar : C Jônio, C Lídio, C Mixolídio
      No acorde Am usar : A Eólio, A Dórico
      No acorde F usar : F Jônio, F Lídio, F Mixolídio
      No acorde G usar : G Jônio, G Lídio, G Mixolídio

      Ou seja, usando os modos maiores e menores em cada acorde.

      Obrigado,Yuri.

      Excluir
    5. Esqueci de citar tbm o A Frígio em Am.

      Yuri.

      Excluir
    6. Sim Yuri, você pode tocar pensando desta maneira mas no caso dessa Harmonia que foi dita (C Am F G) não tem necessidade de se fazer isso porque todos os acordes são do mesmo campo harmônico, neste caso C. Sobre esta harmonia você pode tocar A Eolio ou F Lidio. Este raciocínio de "correr atrás dos acordes" é muito legal e usado no jazz e fusion. Recomendo estudar e arriscar esta maneira de tocar para ir sentindo o que é possível ou não sobre cada tipo de acorde. Dúvidas me escreva. Abraços.

      Excluir
  9. Parabéns! Uma das melhores explicações e aplicação dos modos que já vi. Quais são is guitarristas famosos que mais utilizam os modos em suas composições e improvisos? O Guthrie Govan improvisa pensando em modos? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wemerson ! Inúmeros guitarristas utilizam este raciocínio. Greg Howe, John Petrucci, Jeff Loomis, Frank Gambale, Guthrie Govan e por aí vai. Depois de dominar os modos, o legal é aplica-los sobre cadências (mudanças de acordes). Obrigado pelo comentário e por participar do blog. Abraços.

      Excluir
  10. Primeiramente parabéns pela sua iniciativa Vitor!. Gostaria de saber, no caso do modo Jonio, se há uma razão específica para que no shape modelo de C a digitação comece no E e não no próprio C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio. A razão é que cada shape parte de um determinado grau da escala, independente da tonalidade. O modelo de C parte sempre da terça maior. O modelo de A parte da quinta justa. O modelo de G parte da sexta maior. O modelo de E parte da sétima maior e o modelo de D parte da segunda maior. Isso no caso do sistema Caged, já que na digitação 3 notas por corda cada shape parte de um dos 7 graus da escala, neste caso 7 shapes. Duvidas me escreva. Abraço.

      Excluir
  11. Amigo. O Primeiro shape do lócrio está errado ? Não teria que ser só o Gb e não o G normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você estava certo. Havia um erro. Já foi arrumado. Obrigado por colaborar com o Blog ! Abraços !

      Excluir
  12. Muito massa!!!!
    Poderia fazer outro post falando sobre padroes melodicos com os modos gregos

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o blog! Ainda está na ativa? Posso mandar dúvidas, caso tenha?

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!
      Estou tendo muita dificuldade com modos gregos... não consigo entender a lógica deles. Você teria uma imagem bem ilustrativa dos shapes dos modos gregos? Acho que me facilitaria entender a teoria por trás deles.

      Excluir
    2. A lógica é bem simples. São inversões da mesma escala. A escala de C Maior, por exemplo, tem 7 modos possiveis.
      C Jonio
      D Dorico
      E Frigio
      F Lidio
      G Mixolidio
      A Eolio
      B Locrio
      Para todos este modos você pode tocar uma única escala, no caso o C Maior, mas é necessário conhecer as tetrades para poder resolver corretamente as frases. Abraço.

      Excluir
    3. Esse site está com os desenhos corretos?

      http://violaoeguitarraon-line.blogspot.com.br/2008/09/escalas-modos-gregos.html

      Nesse caso, se eu pegar o desenho referente ao G Jônio (primeiro desenho) e começar na quinta casa da sexta corda ao invés da terceira casa, como ele colocou e seguir o mesmo padrão do desenho, terei então um Lá Jônio?
      E seu eu pegar o desenho referente a escala Dório (segundo desenho dele) e começar na quinta casa da quinta corda, terei então um Ré Dório?

      Excluir
    4. Sim Luiz. Está correto seu raciocínio, mas tente não pensar em "casas" nem desenhos (shapes) e sim em notas e suas relações intervalares. Te aconselho a estudar bastante a teoria dos intervalos. Aqui no blog tem uma postagem bem completa sobre intervalos.
      Sobre o site que você citou, sim estão corretos os shapes da escala de G Maior. Abraços.

      Excluir
    5. Muito obrigado pela ajuda Vitor! Vou me dedicar ao estudo dos intervalos então, como me aconselhou.

      Até mais
      Abraço

      Excluir
    6. Eu que agradeço por você participar do blog. Dúvidas sobre os intervalos me escreva. Abraço.

      Excluir
    7. FANTÁSTICA ESSA MATÉRIA. VOCE PODERIA FAZER TBM SOBRE MODOS DA HAMONICA E MELODICA?

      Excluir
    8. Olá amigo. Obrigado pelo comentário.
      Segue o link das postagens sobre a escala menor harmônica e escala menor melódica. Abraço.

      Escala Menor Harmônica

      Escala Menor Melódica

      Excluir
    9. Fala Vitor, estou de volta!

      Estou enxergando um pouco melhor os modos agora baseado nos intervalos, mas queria te perguntar algumas coisas.

      1. Posso usar uma modo maior quando rolar uma nota menor na harmonia? Por exemplo. Uma sequência de acordes C - G - Am - F (tom de Dó). Quando está rolando a nota C, eu solo em C jônio. Quando passa para a nota G, mudo a região e começo a solar em G mixolídio, ai quando cair em Am, posso usar o A Eólio? ou teria que começar do sexto grau da escala de Am?

      2. Nessa mesma sequencia de notas acima, posso usar somente um modo durante toda a música? Por exemplo, solar em F lídio, nas notas C, G, Am e F?

      Obrigado!

      Excluir
  14. Olá Luiz ! Sim. As duas maneiras de pensar estão corretas mas neste caso é mais cômodo tocar uma escala só, ja que os acordes são do mesmo campo harmônico. Vamos nos falando...

    ResponderExcluir
  15. Cara, post muito bom, valeu Vitor, esclareceu bastante pra mim.
    Entao, eu toco ja faz um tempo, consigo fazer solos mais elaborados e tal, mas comecei a aprender escalas só agora, tipo como se eu tivesse faltado as aulas de guitarra que eu tive e aprendesse só a tocar as musica que ja existe saca? Ai queria saber se aprender as escalas seria um bom começo ou o que seria melhor eu focar agora pra aprender realmente a tocar guitarra.
    Valeu! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Matheus. Estude escalas, acordes, teoria dos intervalos e padrões sobre escalas. Te ajudará bastante. Abraços.

      Excluir
  16. Se eu estiver usando outro tom, os tipos de acordes que eu poderei usar em cada modo não mudam né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe ! Os formatos dos acordes (shspes) não mudam, aoenas a localização no braço da guitarra. Dúvidas me escreva. Abraço.

      Excluir
  17. Muito bom!!!
    Estou aprendendo bastante.Muito obrigado pela matéria!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Professor Daniel Riso!
    Estou couma dúvida: afinal quais são os desenhos dos modos gregos; pois parece que tem duas escalas para cada modo; como por exemplo o modo Jônio, pois tem escala que contém Eb e Bb em vez de E e B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rafael ! Os modos na verdade são inversões da mesma escala e não desenhos. Os desenhos (shapes) são apenas referencias até que vc entenda o raciocínio dos modos. Te aconselho o estudo da teoria dos intervalos. Caso persista sua dúvida, podemos marcar um plantão de duvidas gratuito por vídeo chamada no whatsapp. Me envie uma mensagem no email daniel.riso@outlook.com em caso de dúvidas. Grande abraço !

      Excluir