O 1º grau da escala maior, tratando-se de modos, é chamado de modo Jônio.
C D E F G A B (T 2 3 4 5 6 7M)
A mesma escala porém tocada à partir do 2º grau gera o modo Dórico.
D E F G A B C (T 2 3b 4 5 6 7)
Note que a relação intervalar entre as notas mudou.
Partindo do 3º grau da mesma escala temos o modo Frígio.
E F G A B C D (T 2b 3b 4 5 6b 7)
Partindo do 4º grau da mesma escala temos o modo Lídio.
F G A B C D E (T 2 3 4# 5 6 7M)
Partindo do 5º grau da mesma escala temos o modo Mixolídio.
G A B C D E F (T 2 3 4 5 6 7)
Repare que tratando-se da relação intervalar, a única diferença para o modo Jônio é a sétima.
Partindo do 6º grau obtemos o modo Eólio.
A B C D E F G (T 2 3b 4 5 6b 7)
E finalmente partindo 7º grau da escala temos o modo Lócrio.
B C D E F G A (T 2b 3b 4 5b 6b 7)
Agora vamos analisar cada modo isoladamente.
Modo Jônio
Intervalos: T 2/9 3 4/11 5 6/13 7M
Nota a ser evitada (avoid note) 4/11
Nota característica (característica modal) 7M
Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7M, C7M9, C6, C69, C7M13…
Shapes da escala ex. em C Jônio
Caged de acordes M7M ex.: C7M
Soluções de improvisação
Para o modo Jônio uma boa opção para improvisação é utilizar além do arpejo do 1º grau, utilizar os arpejos do 3º, 5º e 6º graus do campo harmônico (superposição).
Ex em C : C7M, Em7, G7 (cuidado com a nota F, que é 7ª de G, mas 4/11 (avoid) de C) e Am7.
As pentatônicas do 3ª e 6º graus do campo harmônico também são boas opções. ex.: C: penta Em7 e penta Am7.
Resumo de aplicação (campo harmônico):
C7M
|
Dm7
|
Em7
|
F7M
|
G7
|
Am7
|
Bm7b5
|
escala maior
|
--
|
penta
|
--
|
--
|
penta
|
--
|
arpejo
|
--
|
arpejo
|
--
|
arpejo tríade
|
arpejo
|
--
|
Licks/ ideias para C Jônio
Modo Dórico
T 2/9 3b 4/11 5 6/13 7
Nota a ser evitada (avoid note): não tem
Nota característica (característica modal): 6/13
Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: Cm, Cm7, Cm79, Cm6, Cm69, Cm713, Csus4…
Shapes da escala ex. em C Dórico (Bb Maior).
Caged de acordes m7. ex.: Cm7
Soluções de improvisação
Para o modo Dórico temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.
As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Cm7, penta Dm7 e penta Gm7.
Resumo de aplicação (campo harmônico):
Bb7M
|
Cm7
|
Dm7
|
Eb7M
|
F7
|
Gm7
|
Am7b5
|
escala maior
|
penta
|
penta
|
--
|
--
|
penta
|
--
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
Licks/ ideias para C Dórico.
Modo Frígio
T 2b/9b 3b 4/11 5 6b/13b 7
Nota a ser evitada (avoid note): 6b
Nota característica (característica modal): 9b
Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: Cm, Cm7, Cm9b, Cm6b, Csus49b, Cm713b…
Shapes da escala ex. em C Frígio (Ab Maior).
Caged Frígio (sus49b). ex.: Csus49b
Soluções de improvisação
Para o modo Frígio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!
As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Cm7, penta Dm7 e penta Bbm7. A penta do 2º grau do campo harmônico é “boa pedida” !!!
Resumo de aplicação (campo harmônico):
Ab7M
|
Bbm7
|
Cm7
|
Db7M
|
Eb7
|
Fm7
|
Gm7b5
|
escala maior
|
penta
|
penta
|
--
|
--
|
penta
|
--
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
Licks/ ideias para C Frígio.
Modo Lídio
T 2/9 3 4#/11# 5 6/13 7M
Nota a ser evitada (avoid note): não tem, mas na hora de montar acordes com a 4# é sempre indicado substituí-la pela 5J.
Nota característica (característica modal): 4#/11#
Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7M, C7M9, C6, C69, C6911#, C7M13, C7M11#…
Shapes da escala ex. em C Lídio (G Maior).
Caged Lídio (M7M11#). ex.: C7M11#
Soluções de improvisação
Para o modo Lídio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.
As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: C7M: penta Am7, penta Bm7 e penta Am7. Podemos destacar a penta do 2º grau, que gera um efeito Lídio.
Resumo de aplicação (campo harmônico):
G7M
|
Am7
|
Bm7
|
C7M
|
D7
|
Em7
|
F#m7b5
|
escala maior
|
penta
|
penta
|
--
|
--
|
penta
|
--
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
Modo Mixolídio
T 2/9 3 4/11 5 6/13 7
Nota a ser evitada (avoid note): não tem
Nota característica (característica modal): Trítono
Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7, C79, C6, C69, C713, Csus4…
Shapes da escala ex. em C mixolídio (F Maior).
Caged acordes M7. ex.: C7
Caged acordes M79, Sus4, M713,
Soluções de improvisação
Para o modo Mixolídio existem excelentes opções de improvisação e uma delas é tocar o modo Dórico de mesmo tom sobre o Modo Mixolídio.
Ex.: Sobre um C7 podemos tocar frases C Dórico gerando um efeito Blues. Este tipo de aplicação é chamado de “modos sobre modos”.
Eu costumo aplicar esta maneira de tocar em praticamente todos os acordes…mas com uma visão mais detalhada, que postarei futuramente. Só para exemplificar, utilizo constantemente a chamada “intenção menor”, onde executo frases de tonalidade menor sobre qualquer tipo de acorde.
Sobre um acorde de C7 executo frases em Cm7, sobre um acorde de Gm7b5 executo frases em Bbm7, sobre um acorde de F7M executo frases em Dm713, fazendo assim com que esse F7M soe Lídio…e sempre adicionando aproximações cromáticas, enriquecendo ainda mais o fraseado !!! Mas isso é assunto para uma futura postagem !!!
Voltando ao Mixolídio…Para este modo temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.
As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: C7: penta Gm7, penta Am7 e penta Dm7. Outra interessante opção é tocar a pentatônica menor do Modo mixolídio, gerando assim um efeito “Blues”.
Ex.: Sobre um C7 podemos tocar a penta de Cm7.
Resumo de aplicação (campo harmônico):
F7M
|
Gm7
|
Am7
|
Bb7M
|
C7
|
Dm7
|
Em7b5
|
escala maior
|
penta
|
penta
|
--
|
penta m7
|
penta
|
--
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
Licks/ ideias para C Mixolídio.
Modo Eólio
Modo Eólio é também conhecido com escala menor natural ou relativa menor.
T 2/9 3b 4/11 5 6b/13b 7
Nota a ser evitada (avoid note): 6b
Nota característica (característica modal): 6b
Note que a nota a Avoid Note e a nota característica é a mesma !!! Permitindo a aplicação dela no contexto mas exige cuidado nas resoluções de frases.
Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes. Ex.: Cm, Cm7, Cm79, Cm6b, Csus4, Cm713b…
Shapes da escala ex. em C Eólio (Eb Maior).
Caged m7. ex.: Cm7
Soluções de improvisação
Para o modo Eólio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!
As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Fm7, penta Gm7 e penta Cm7.
Resumo de aplicação (campo harmônico):
Eb7M
|
Fm7
|
Gm7
|
Ab7M
|
Bb7
|
Cm7
|
Dm7b5
|
escala maior
|
penta
|
penta
|
--
|
--
|
penta
|
--
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
arpejo
|
Modo Lócrio
T 2b/9b 3b 4/11 5b 6b/13b 7
Nota a ser evitada (avoid note): 6b
Nota característica (característica modal): 5b
Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes. Ex.: Cº, Cm7b5, Cm7b5b9, Cm7b511…
Shapes da escala ex. em C Lócrio (Db Maior).
Caged de acordes m7b5. Ex.: Cm7b5
Para o modo Lócrio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!
A pentatônica do 2º grau do campo harmônico é a única opção. ex.: Cm7b5: penta Ebm7.
Resumo de aplicação (campo harmônico):
Db7M
|
Ebm7
|
Fm7
|
Gb7M
|
Ab7
|
Bbm7
|
Cm7b5
|
escala maior
|
penta
|
--
|
--
|
--
|
--
|
--
|
--
|
arpejo
|
arpejo
|
--
|
arpejo
|
--
|
arpejo
|
Licks/ ideias para C Lócrio utilize licks Dórico (Eb Dórico) e Mixolídio (Ab Mixolídio).
Espero ter ajudado !!! Studiare Sempre !!!
Super Post hein... bem completo e simples de entender! Me ajudou mto! Sucesso camarada!!!
ResponderExcluirOlá Sóstenes ! Obrigado pelo seu comentário ! Continue participando do Blog...abcs !
ExcluirExcelente! Mandou muito nesse post. Único que eu consegui entender 100%. Continue com excelente trabalho!
ResponderExcluirObrigado Balums ! Continue acompanhando o Blog ! Fique à vontade para tirar dúvidas e dar sugestões ! Abraços !
ExcluirPor incrível que parece surgiu uma dúvida aqui. Pode ser apenas coisas da minha cabeça, mas ao tentar aplicar os modelos em backtracks eu não consegui um resultado satisfatório. Quero dizer, tem licks que ficam legais e outras não (o que era de se esperar), porém estou tendo dificuldades em transpor para a guitarra. Um exemplo: Imaginamos um backtrack em que a cada 1,5s toca o acorde E, queria saber qual lick usar, entendeu? Vi que todos estão em base de C e gostaria de saber se muda muita coisa se o desenho está no formato de C para E... Espero que tenha intendido porque até eu me confundi ao fazer a pergunta. Obrigado por responder!
ExcluirOla Balums ! Os licks que postei são apenas ideias para ajudar na criação dos seus próprios licks ! Me mande os backing tracks em vitordanielriso@gmail.com que eu te mando soluções de improvisações e dicas do que pode ser usado ! Abcs !
ResponderExcluirCheque seu e-mail! Desculpe a demora e mais uma vez obrigado. Abraços!
ExcluirOlá Vitor sou iniciante gostaria de saber algo , pode me ajudar onde começa a digitação da escala modo grego no Ex :C Jônio modelo de A ? e em que casa começo a escala seguinte.
ExcluirAgradeço a atenção
Valente
Olá amigo...te recomendo estudar bastante escala maior e teoria dos intervalos antes de estudar os modos gregos, que são nada mais que inversões da escala maior...abcs !
ExcluirVlw, galera!
ResponderExcluirExcelente material.
Abraços.
Obrigado Wesley ! Continue participando do blog ! Abraços !
ExcluirExcelente material professor!
ResponderExcluirEstá ajudando muita gente a tornar o mundo melhor, com boa música..
Sucesso e muito obrigado pela postagem.
Sérgio Tolucci - Uberlândia/MG
Obrigado Sergio !!! Continue participando e se possível compartilhe o Blog ! Abraços !
ExcluirMuito bom, material.
ResponderExcluiressas Ideia de Licks são ótimas para o desenvolvimento próprio.
Gostei muito. Parabéns pelo seu trabalho.
de passar o conhecimento sem egoismo...
Obrigado por participar do Blog !!! Abraços !!!
Excluirestou aprendendo tecla e fauta muita coisas na net sobre esses asuntos que estao bem esplicados aqui .porqe tudo tudo eles querem que paguemos e e o blogue ta me ajudando a entender mais sobre os mdos ,armonia e aplicaçao que utilizo no teclado...Deus abençoe vcs,,,
ResponderExcluirOlá Andverde ! fique à vontade para imprimir as lições e compartilhar o blog com seus amigos !!! obrigado pelo seu comentário e por participar do blog !!!
ExcluirMUITO MASSA VEI
ResponderExcluirOlha eu aqui denovo.. Kkk vitor e galera ja sei as digitacoes e quase todos os intervalos mas nao consigo transpor os modos de uma maneira agradável na guitarra.. Como eu aplico os modos? Exemplo : C Am F G
ResponderExcluirQue modo posso aplicar? Aplico um único modo em toda progressão de acordes ou um modo por acorde.. Obrigado..
Olá amigo !
ExcluirSobre esta harmonia que vc propôs, pode-se tocar A Eolio ou F Lidio. Te aconselho a ter em mente o campo harmônico maior em todas as tonalidades.
Dúvidas escreva. Abraço.
Vitor.. Desculpa mas continuo sem entender.. Porque aplicar A eolio ou F lidio? Como saber que modo aplicaar numa determinada progessao.
ExcluirPorque os acordes desta progressão são do campo harmônico de C. Vc precisa ter um bom conhecimento de campo harmônico e de aplicação dos modos para saber o que tocar sobre determinado acorde. Isso leva tempo.
ExcluirOlá Vitor, continuando sobre a pergunta do Calango Preto, sobre a sequência que ele postou C Am F G, eu poderia improvisar assim:
ExcluirNo acorde C usar : C Jônio, C Lídio, C Mixolídio
No acorde Am usar : A Eólio, A Dórico
No acorde F usar : F Jônio, F Lídio, F Mixolídio
No acorde G usar : G Jônio, G Lídio, G Mixolídio
Ou seja, usando os modos maiores e menores em cada acorde.
Obrigado,Yuri.
Esqueci de citar tbm o A Frígio em Am.
ExcluirYuri.
Sim Yuri, você pode tocar pensando desta maneira mas no caso dessa Harmonia que foi dita (C Am F G) não tem necessidade de se fazer isso porque todos os acordes são do mesmo campo harmônico, neste caso C. Sobre esta harmonia você pode tocar A Eolio ou F Lidio. Este raciocínio de "correr atrás dos acordes" é muito legal e usado no jazz e fusion. Recomendo estudar e arriscar esta maneira de tocar para ir sentindo o que é possível ou não sobre cada tipo de acorde. Dúvidas me escreva. Abraços.
ExcluirParabéns! Uma das melhores explicações e aplicação dos modos que já vi. Quais são is guitarristas famosos que mais utilizam os modos em suas composições e improvisos? O Guthrie Govan improvisa pensando em modos? Um abraço!
ResponderExcluirOlá Wemerson ! Inúmeros guitarristas utilizam este raciocínio. Greg Howe, John Petrucci, Jeff Loomis, Frank Gambale, Guthrie Govan e por aí vai. Depois de dominar os modos, o legal é aplica-los sobre cadências (mudanças de acordes). Obrigado pelo comentário e por participar do blog. Abraços.
ExcluirPrimeiramente parabéns pela sua iniciativa Vitor!. Gostaria de saber, no caso do modo Jonio, se há uma razão específica para que no shape modelo de C a digitação comece no E e não no próprio C.
ResponderExcluirOlá Sérgio. A razão é que cada shape parte de um determinado grau da escala, independente da tonalidade. O modelo de C parte sempre da terça maior. O modelo de A parte da quinta justa. O modelo de G parte da sexta maior. O modelo de E parte da sétima maior e o modelo de D parte da segunda maior. Isso no caso do sistema Caged, já que na digitação 3 notas por corda cada shape parte de um dos 7 graus da escala, neste caso 7 shapes. Duvidas me escreva. Abraço.
ExcluirAmigo. O Primeiro shape do lócrio está errado ? Não teria que ser só o Gb e não o G normal ?
ResponderExcluirSim, você estava certo. Havia um erro. Já foi arrumado. Obrigado por colaborar com o Blog ! Abraços !
ExcluirMuito massa!!!!
ResponderExcluirPoderia fazer outro post falando sobre padroes melodicos com os modos gregos
Muito legal o blog! Ainda está na ativa? Posso mandar dúvidas, caso tenha?
ResponderExcluirValeu!
Sim Luiz ! Pode mandar !
ExcluirLegal!
ExcluirEstou tendo muita dificuldade com modos gregos... não consigo entender a lógica deles. Você teria uma imagem bem ilustrativa dos shapes dos modos gregos? Acho que me facilitaria entender a teoria por trás deles.
A lógica é bem simples. São inversões da mesma escala. A escala de C Maior, por exemplo, tem 7 modos possiveis.
ExcluirC Jonio
D Dorico
E Frigio
F Lidio
G Mixolidio
A Eolio
B Locrio
Para todos este modos você pode tocar uma única escala, no caso o C Maior, mas é necessário conhecer as tetrades para poder resolver corretamente as frases. Abraço.
Esse site está com os desenhos corretos?
Excluirhttp://violaoeguitarraon-line.blogspot.com.br/2008/09/escalas-modos-gregos.html
Nesse caso, se eu pegar o desenho referente ao G Jônio (primeiro desenho) e começar na quinta casa da sexta corda ao invés da terceira casa, como ele colocou e seguir o mesmo padrão do desenho, terei então um Lá Jônio?
E seu eu pegar o desenho referente a escala Dório (segundo desenho dele) e começar na quinta casa da quinta corda, terei então um Ré Dório?
Sim Luiz. Está correto seu raciocínio, mas tente não pensar em "casas" nem desenhos (shapes) e sim em notas e suas relações intervalares. Te aconselho a estudar bastante a teoria dos intervalos. Aqui no blog tem uma postagem bem completa sobre intervalos.
ExcluirSobre o site que você citou, sim estão corretos os shapes da escala de G Maior. Abraços.
Muito obrigado pela ajuda Vitor! Vou me dedicar ao estudo dos intervalos então, como me aconselhou.
ExcluirAté mais
Abraço
Eu que agradeço por você participar do blog. Dúvidas sobre os intervalos me escreva. Abraço.
ExcluirFANTÁSTICA ESSA MATÉRIA. VOCE PODERIA FAZER TBM SOBRE MODOS DA HAMONICA E MELODICA?
ExcluirOlá amigo. Obrigado pelo comentário.
ExcluirSegue o link das postagens sobre a escala menor harmônica e escala menor melódica. Abraço.
Escala Menor Harmônica
Escala Menor Melódica
Fala Vitor, estou de volta!
ExcluirEstou enxergando um pouco melhor os modos agora baseado nos intervalos, mas queria te perguntar algumas coisas.
1. Posso usar uma modo maior quando rolar uma nota menor na harmonia? Por exemplo. Uma sequência de acordes C - G - Am - F (tom de Dó). Quando está rolando a nota C, eu solo em C jônio. Quando passa para a nota G, mudo a região e começo a solar em G mixolídio, ai quando cair em Am, posso usar o A Eólio? ou teria que começar do sexto grau da escala de Am?
2. Nessa mesma sequencia de notas acima, posso usar somente um modo durante toda a música? Por exemplo, solar em F lídio, nas notas C, G, Am e F?
Obrigado!
Olá Luiz ! Sim. As duas maneiras de pensar estão corretas mas neste caso é mais cômodo tocar uma escala só, ja que os acordes são do mesmo campo harmônico. Vamos nos falando...
ResponderExcluirObrigado mais uma vez :)
ExcluirCara, post muito bom, valeu Vitor, esclareceu bastante pra mim.
ResponderExcluirEntao, eu toco ja faz um tempo, consigo fazer solos mais elaborados e tal, mas comecei a aprender escalas só agora, tipo como se eu tivesse faltado as aulas de guitarra que eu tive e aprendesse só a tocar as musica que ja existe saca? Ai queria saber se aprender as escalas seria um bom começo ou o que seria melhor eu focar agora pra aprender realmente a tocar guitarra.
Valeu! Abraço
Ola Matheus. Estude escalas, acordes, teoria dos intervalos e padrões sobre escalas. Te ajudará bastante. Abraços.
ExcluirSe eu estiver usando outro tom, os tipos de acordes que eu poderei usar em cada modo não mudam né?
ResponderExcluirOlá Felipe ! Os formatos dos acordes (shspes) não mudam, aoenas a localização no braço da guitarra. Dúvidas me escreva. Abraço.
ExcluirSensacional, vlw!
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirEstou aprendendo bastante.Muito obrigado pela matéria!!!
Boa tarde Professor Daniel Riso!
ResponderExcluirEstou couma dúvida: afinal quais são os desenhos dos modos gregos; pois parece que tem duas escalas para cada modo; como por exemplo o modo Jônio, pois tem escala que contém Eb e Bb em vez de E e B.
Boa noite Rafael ! Os modos na verdade são inversões da mesma escala e não desenhos. Os desenhos (shapes) são apenas referencias até que vc entenda o raciocínio dos modos. Te aconselho o estudo da teoria dos intervalos. Caso persista sua dúvida, podemos marcar um plantão de duvidas gratuito por vídeo chamada no whatsapp. Me envie uma mensagem no email daniel.riso@outlook.com em caso de dúvidas. Grande abraço !
ExcluirExcelente trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário !
Excluir