Hoje temos um pouco sobre a escala pentatônica
m7. É uma escala formada por 5 notas (T 3b 4 5 7), daí o nome
pentatônica. Seguramente quando você comece a pratica-la, virá em sua
cabeça o som de algum solo que conheça, isso porque esta escala (em
qualquer tonalidade) é muito usada em diversos gêneros musicais, como
Rock, Metal, Blues etc…
Temos abaixo um exemplo com as 5 posições da
pentatônica de Gm7. As notas com destaque na cor vermelha são as tônicas
da escala e o restante as demais notas que formam a escala, que estão
representadas por cifras. (C= dó, D=ré, E=mi, F=fá, G=sol, A=lá, B=si)
É
muito importante te-la em mãos tanto na ascendente como na descendente
(do grave para o agudo e do agudo para o grave) e tentar sempre de forma
consciente. Tente também praticar com o auxílio de um metrônomo, tocando 1, 2 ou 4 notas (semínima, colcheia e semi-colcheia) por beat.
Repare agora no próximo exemplo (Em7) que os shapes
(formatos) da escala continuam os mesmos e o que muda é a posição dos
shapes no braço da guitarra !!!
Outro
estudo que além de interessante é muito importante é associar os shapes
das escalas com shapes de acordes e te-los na mão na mesma região do
braço da guitarra em todas tonalidades. Esta escala pode ser associada
à vários tipos de acordes: Maior, menor, maior com sétima maior (Maj7),
maior com sétima menor (M7), menor com sétima menor (m7), meio diminuto
(m7b5), maior com sexta, (M6), menor com sexta (m6) e uma infinidade de
outros acordes ! Futuramente escreverei sobre este assunto !
Depois de estar com os shapes na mão é hora de treinar alguns padrões
sobre a escala, que são nada menos que maneiras de tocar as escalas.
Existem diversos padrões mas aqui deixarei 3 exemplos na Pentatônica de Gm7. Aplique os padrões em todos os
shapes da escala.
O primeiro exemplo é um padrão bastante conhecido e usado por Ace Frehley (Kiss) no solo da música "Love Gun", só que em outra tonalidade.
Segundo exemplo.
terceiro exemplo.
Bons estudos !!!
Muito bom, meus alunos vão adorar estudar por aqui :D
ResponderExcluirObrigado Adonai !!! Essa semana ainda estarei postando uma série de postagens sobre escalas e acordes. Abraço !!!
ExcluirEu não entendi porque você chama esses modelos de modelo de E A D... não entendi a relação.
ResponderExcluirÉ simples. Te recomendo a estudar o caged de acordes maiores e menores para entender melhor este sistema, que é baseado nos modelos de acordes geradores. Abraços.
ExcluirBoa tarde, estou visitando o blogue guitarra inteligente, vocês tem um conteúdo que possa me ajudar a tocar bossa nova,solar.
ResponderExcluirOlá Paulo. Obrigado por participar do blog. Te aconselho a dar uma olhada nas postagens sobre acordes tétrades, campo harmônico e escala maior, entre outras. Abraço.
ExcluirObrigado! Por ter me dado o feedback. 🎸🎼🎵🎶
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada.
ResponderExcluir