A escala menor harmônica é originada no modo Eólio (escala menor natural) mas com a substituição da 7ª menor pela 7ª maior.
Escala menor Natural T 2 3b 4 5 6b 7
Escala menor harmônica T 2 3b 4 5 6b 7M
Seguindo o critério de empilhamento de 3ªs sobre as notas da escala vamos obter o campo harmônico menor harmônico.
Veremos agora cada um dos modos gerados pela escala menor harmônica.
Eólio 7+
(T 2 3b 4 5 6b 7M)
Caged acordes m7M
(T 2b 3b 4 5b 6 7)
Caged acordes m7b5
Jônio 5#
(T 2 3 4 5# 6 7M)
Caged acordes M7M#5
Dórico 4#
(T 2 3b 4# 5 6 7)
Caged acordes m7
Mixolídio 6b 9b
Este modo é popularmente conhecido como "Frígio maior".
(T 2b 3 4 5 6b 7)
A Escala Pentatônica M7 é uma boa opção de improvisação sobre este modo.
Caged acordes M7b9
Lídio 9#
(T 2# 3 4# 5 6 7M)
Caged acordes M7M#4
Alt 6 ou Dim
(T 2b 3b 4b 5b 6b 7b)
Caged acordes Diminutos (simétricos a cada 1 tom e meio)
Shapes da escala menor harmônica (Caged)
Exemplo em Am7M.
Shapes da escala menor harmônica 3 notas por corda.
Exemplo em Am7M.
Simetrias
Dentro do campo menor harmônico encontramos a simetria diminuta e a simetria aumentada, que são tríades e tétrades que se repetem a uma determinada distancia intervalar…
Simetria diminuta
O VIIº é um acorde simétrico e se repete em 3ªs menores (nos modos gerados encontramos acordes diminutos através das enarmonias.)
Am7M Bm7b5 C7M#5 Dm7 E7 F7M G#º –> (Bº) (Dº) (Fº) (G#º)
Tétrades diminutas (Shapes)
Simetria aumentada
Também encontramos dentro deste campo harmônico a simetria da tríade aumentada a cada 2 tons.
(C5#) (E5#) (G#5#)
Tríades Aumentadas (Shapes)
Todos os shapes de tríades aumentadas são simétricos a cada 2 tons.
Resumo.
Eólio 7+
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Lócrio 6
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Jônio 5#
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Dórico 4#
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Mixo 6b9b
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Lídio 9#
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Dim
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Escala
menor harmônica
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2º grau da
escala
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3º grau da
escala
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4º grau da
escala
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5º grau da
escala
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6º grau da
escala
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7º grau da
escala
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arpejos
m7+
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Arpejos
m7b5
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Simetria
Tríades Aumentadas
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Simetria
Tríades Aumentadas
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Simetria
Tríades Aumentadas
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Simetria
tétrades Diminutas
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Simetria
tétrades Diminutas
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Escala
Pentatônica M7
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Simetria
tétrades Diminutas
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Simetria
tétrades Diminutas
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Licks/ideias sobre a escala menor harmônica
Crie suas próprias frases arquivando-as por regiões do braço…
Bons estudos !!!
Muito bom kara. Vlw.
ResponderExcluirComo aplicar as inversoes da escala menor harmonica numa progressao G Em C D.. ? Como usar esses modos em que progressao ou acorda?
ResponderExcluirEssa escala geralmente é usada sobre acordes M7b9b13 ou com qualquer um dessas alterações ex.: sobre D7b9 vc pode tocar G menor harmônica. Também pode ser tocada de maneira modal mas no caso da harmonia que vc sugeriu G Em C D, deve -se substituir o C por C#5 e D por G#dim. Malmsteen usa muito a menor harmônica de maneira modal. Abcs.
ResponderExcluirVitor, neste caso estaria usando o campo de Am harmonico, certo? O mais comum não é usar o sexto grau da tonalidade original? Como nesta progressão, o sexto grau de Sol, que é Em eólio, tornando-se Em Harmonico? Valeu!
ExcluirOs exemplos desta postagem estão em A menor harmônica. No caso da progressão acima, substituindo C por C#5 e D por G sim, pode-se usar E menor Harmônica.
ExcluirNo caso então estaria passando pro campo menor harmônico de Am com os acordes
ResponderExcluirGdim, E7, D#4, C#5? Vitor
Sim, com esses acordes você esta dentro do Campo de A menor harmônico. Dúvidas me escreva. Abraços.
ExcluirOlá por exemplo tenho uma progressão do campo harmônico maior de G com os acordes G7M-Bm7-D7-Em7
ExcluirPosso usar o quarto modo grego da menor harmônica (dórico 4+) e o segundo da menor melódica (frigio 6) pra usar na criação de solos enquanto são tocados os acordes de Bm7 e Em7?
Vc já usou isso? Esta correto pensar assim?
Está correto pensar assim. Eu utilizo este tipo de raciocínio e geralmente opto por utilizar os modos Dorico, Dorico 4#, melodórico (Dorico com 7 maior e 7 menor) entre outros.
Excluirgostaria de saber se devo usar a escala harmonica no rock!
ResponderExcluirOlá Robério. Sim, você pode utilizar em qualquer genero musical. No Rock, o uso desta escala ficou popularmente conhecido através de guitarristas como Ricthie Blackmore e Yngwie Malmsteen. Abraço.
ExcluirSerá que a escala gerada pelo 7º grau da menor harmônica pode ser chamada de “alterada diminuta”? Isso por que apesar de ela ser formada por intervalos dos quais se origina um acorde diminuto (T, 3m, 5b e 7dim), os intervalos dela no geral podem ter uma segunda interpretação. Exemplo, a 3m que pode ser interpretada como uma 9# e a 6m que pode ser interpretada como 5#, sem falar da 4b que pode ser interpretada como 3ª maior, o que transmite uma idéia semelhante a da escala alterada (já que a alterada propriamente dita admite 9b, 9b, 5b e 5#). Obrigado e aguardo a resposta.
ResponderExcluirOla Guilherme. Se vc parar para analisar, pelas enarmonias, vários modos podem gerar diferentes acordes e gerar também diferentes nomenclaturas. O quinto grau da menor harmônica, por exemplo é conhecido popularmente por Frígio Maior mas em livros de música, escolas ou universidades é tratado como Mixolidio 6b9b, já que por ter terça maior e sétima menor, contém o trítono (distância de 3 tons entre a terça e a sétima) sendo assim um acorde dominante.
ExcluirO importante é vc conseguir perceber as possibilidades de cada modo e aplicar isso na sua música e maneira de tocar. Quanto as nomenclaturas, vc deve conhecer as mais usadas e as demais ficam para conhecimento pessoal. Dúvidas me escreva. Abraço.