Arpejos M7M
Arpejos M7
Arpejos m7
Arpejos m7b5
Arpejos m7M
Estes arpejos são associados ao primeiro grau da escala menor harmônica (Eólio 7M) e ao primeiro grau da escala menor melódica (Dórico 7M).
Arpejos Aum (M7M#5 e M7#5)Para conseguir estes tipos de arpejos basta adicionar os intervalos de 7ª ou 7ªM nos arpejos tríades aumentados abaixo.
Superposição de acordes / arpejos
Consiste
em tocar um acorde sobre outro, conseguindo tensões e/ou adições como
resultado.
Veja:
C E G B =
C7M
E G B D =
Em7
A tríade
de Em está contida no acorde de C7M. A nota D
(7ª de E) representa a 9ª de C. Então concluímos que Em7 sobre C7M = C7M9.
Acorde
|
Superposição
|
Resultado
|
C7M
|
Em7
|
C7M(9)
|
C7M
|
G7M
|
C7M(9,#11)
|
C7M
|
Am7
|
C7M9(6)
|
C7M
|
Bm7
|
C7M(6,9,#11)
|
C7M
|
D7
|
C7M(6,9#,11)
|
Veremos
agora o mesmo raciocínio mas para outros tipos de tétrades.
Acorde
|
Superposição
|
Resultado
|
C7
|
Cm7
|
C7(#9)
|
C7
|
Cº
|
C7(#9,#11,13)
|
C7
|
Eº
|
C7(b9)
|
C7
|
Em7b5
|
C7(9)
|
C7
|
Dbm7M
|
C7(b9,b13)
|
C7
|
D7
|
C7(9,#11,13)
|
Sobre
acorde m7
Acorde
|
Superposição
|
Resultado
|
Cm7
|
Eb7M
|
C7M(9)
|
Cm7
|
Gm7
|
C7M(9,#11)
|
Cm7
|
Dm7
|
C7M9(6)
|
Cm7
|
Bb7M
|
C7M(6,9,#11)
|
Cm7
|
F7
|
C7M(6,9#,11)
|
Cm7
|
Am7b5
|
Sobre
acorde m7b5
Acorde
|
Superposição
|
Resultado
|
Cm7b5
|
Ebm7M
|
Cm7(b5,9)
|
Cm7b5
|
Ab7
|
Cm7(b5,13)
|
Cm7b5
|
Fm7
|
Cm79(b5,11,b13)
|
Cm7b5
|
Dm7b5
|
Cm7(b5,9,11,b13)
|
Cm7b5
|
Bb7
|
Cm7(b5,9,11,b13)
|
Bons estudos !!!