}); GUITARRA INTELIGENTE: Escala Menor melódica (Teoria, Acordes, Shapes e licks)

Facebook

11 de jun. de 2013

Escala Menor melódica (Teoria, Acordes, Shapes e licks)

Para podermos estudar as cadencias II V I, é necessário compreender a escala menor melódica e seu campo harmônico.

J.S Bach foi o primeiro a utilizar melodicamente tanto ascendente quanto na descendente, por isso o nome Escala Menor Bachiana.

Hoje em dia utiliza-se vários nomes  à esta forma entre elas podemos destacar : Escala Real Menor Melódica e Jazz Menor Melódica (este segundo nome devido ao seu frequente e vasto uso neste gênero musical). A forma original da escala (melódica ascendente / eólio descendente) foi praticamente banida nos estudos na musica moderna.

Vamos tomar como base o campo de G maior.

Campo G maior

Analisaremos o 2º grau deste campo (Am7 dórico)

A Dórico

A escala menor melódica origina-se no modo Dórico, com a alteração da 7ª pela 7ª maior.


escala menor melodica


Modo Dórico : A B C D E F# G

Escala menor melódica : A B C D E F# G#

Seguindo o critério de empilhamento de 3ª sobre as notas da escala menor melódica vamos obter o campo harmônico menor melódico.

campo menor melódico2

Agora veremos os modos gerados pela escala menor melódica.

Dórico 7M 

(T 2 3b 4 5 6 7M)

Caged acorde m7M. Ex. Am7M
CAGED Aminor7M

Frígio 6 

(T 2b 3b 4 5 6 7)

Caged acorde m7. Ex. Bm7
CAGED Bm7

Lídio #5 

(T 2 3 4# 5# 6 7M)

Caged acorde M7M#5. Ex. C7M#5
CAGED Cmaj7#5

Mixolídio #4 

(T 2 3 4# 5 6 7)

Caged acorde M7#4. Ex D7#4
CAGED D7#4

Mixolídio 6b 

(T 2 3 4 5 6b 7)

Caged acorde M7b6 (enarmonicamente 6b = 5#) Ex. E7#5
CAGED E7#5

Lócrio 9 

(T 2 3b 4 5b 6b 7)

Caged acorde m7b5. Ex. F#m7b5
CAGED F#m7b5

Superlócrio ou Alt 7 

(T 2b 3b 4b 5b 6b 7) pelas enarmonias tem a seguinte formação: (T 2b 2# 3 5b 5# 7) Essa formação nos permite montar diversos tipos de acorde dominante alterado. Ex. M7b9, M7#9, M7b5, M7#5 e muitos outros.

Dicionário de acordes dominantes alterados.
Dicionario de acordes alterados

Resumo das nomenclaturas.

Am7M
Bm7
C7M#5
D7
E7
F#m7b5
G#7 alt
Dórico 7M
Frígio 6
Lídio #5
Mixo #4
Mixo b6
Lócrio 9
Alt 7
---
---
Lídio Aum
Lídio 7
---
---
Superlócrio
---
---
---
Overtone
---
---
---

Shapes da escala menor melódica


Sistema 5 (Caged) Ex. Am7M
Sistema 5 Am melodica

Shapes da escala menor melódica

3 notas por corda Ex. Am7M
Escala menor melodica 3 notas por corda

Simetria aumentada

Encontramos dentro deste campo harmônico a simetria da tríade aumentada a cada 2 tons. 
(C5#) (E5#) (G#5#)
simetria triades aumentadas

Licks / Ideias sobre a escala menor melódica.

Perceba que o modo “mais forte” desta escala é o mixolídio #4. Ex. Am7M (D7#4)

Frases menor melodica

Bons Estudos !!!

9 comentários:

  1. Muito legal esse conteudo! Me esclareceu muitas coisas sobre a escala alt e como usa-las nesse momento II V I . Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário ! Em breve estarei postando material completo sobre II V I .

      Excluir
  2. Vlw.É muito bom shapes mostrados pelo CAGED

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário ! Continue participando do blog...abraços !

      Excluir
  3. Muito bom esse conteudo! Uma nova visao do conteudo pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e continue participando do blog ! Abraços !

      Excluir
  4. show de bola estou ansioso pelo material completo sobre II V I valeu abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mssn ! Obrigado pelo comentário e por participar do blog ! Segue abaixo o link para a postagem sobre II V I. Bons estudos !

      http://www.guitarrainteligente.com/2014/02/estudos-sobre-ii-v-i.html

      Excluir