J.S Bach foi o primeiro a utilizar melodicamente tanto ascendente quanto na descendente, por isso o nome Escala Menor Bachiana.
Hoje em dia utiliza-se vários nomes à esta forma entre elas podemos destacar : Escala Real Menor Melódica e Jazz Menor Melódica (este segundo nome devido ao seu frequente e vasto uso neste gênero musical). A forma original da escala (melódica ascendente / eólio descendente) foi praticamente banida nos estudos na musica moderna.
Vamos tomar como base o campo de G maior.
Analisaremos o 2º grau deste campo (Am7 dórico)
A escala menor melódica origina-se no modo Dórico, com a alteração da 7ª pela 7ª maior.
Modo Dórico : A B C D E F# G
Escala menor melódica : A B C D E F# G#
Seguindo o critério de empilhamento de 3ª sobre as notas da escala menor melódica vamos obter o campo harmônico menor melódico.
Agora veremos os modos gerados pela escala menor melódica.
Dórico 7M
(T 2 3b 4 5 6 7M)
Caged acorde m7M. Ex. Am7M
Frígio 6
(T 2b 3b 4 5 6 7)
Caged acorde m7. Ex. Bm7
Lídio #5
(T 2 3 4# 5# 6 7M)
Caged acorde M7M#5. Ex. C7M#5
Mixolídio #4
(T 2 3 4# 5 6 7)
Caged acorde M7#4. Ex D7#4
Mixolídio 6b
(T 2 3 4 5 6b 7)
Caged acorde M7b6 (enarmonicamente 6b = 5#) Ex. E7#5
Lócrio 9
(T 2 3b 4 5b 6b 7)
Caged acorde m7b5. Ex. F#m7b5
Superlócrio ou Alt 7
(T 2b 3b 4b 5b 6b 7) pelas enarmonias tem a seguinte formação: (T 2b 2# 3 5b 5# 7) Essa formação nos permite montar diversos tipos de acorde dominante alterado. Ex. M7b9, M7#9, M7b5, M7#5 e muitos outros.
Dicionário de acordes dominantes alterados.
Resumo das nomenclaturas.
Am7M
|
Bm7
|
C7M#5
|
D7
|
E7
|
F#m7b5
|
G#7 alt
|
Dórico 7M
|
Frígio 6
|
Lídio #5
|
Mixo #4
|
Mixo b6
|
Lócrio 9
|
Alt 7
|
---
|
---
|
Lídio Aum
|
Lídio 7
|
---
|
---
|
Superlócrio
|
---
|
---
|
---
|
Overtone
|
---
|
---
|
---
|
Shapes da escala menor melódica
Sistema 5 (Caged) Ex. Am7M
Shapes da escala menor melódica
3 notas por corda Ex. Am7M
Simetria aumentada
Encontramos dentro deste campo harmônico a simetria da tríade aumentada a cada 2 tons.
(C5#) (E5#) (G#5#)
Licks / Ideias sobre a escala menor melódica.
Perceba que o modo “mais forte” desta escala é o mixolídio #4. Ex. Am7M (D7#4)
Bons Estudos !!!
Muito legal esse conteudo! Me esclareceu muitas coisas sobre a escala alt e como usa-las nesse momento II V I . Obrigado!
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário ! Em breve estarei postando material completo sobre II V I .
ExcluirVlw.É muito bom shapes mostrados pelo CAGED
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário ! Continue participando do blog...abraços !
ExcluirMuito bom esse conteudo! Uma nova visao do conteudo pra mim!
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário e continue participando do blog ! Abraços !
Excluirshow de bola estou ansioso pelo material completo sobre II V I valeu abc
ResponderExcluirOlá mssn ! Obrigado pelo comentário e por participar do blog ! Segue abaixo o link para a postagem sobre II V I. Bons estudos !
Excluirhttp://www.guitarrainteligente.com/2014/02/estudos-sobre-ii-v-i.html
Maravilhoso, obrigado amigão!
ResponderExcluir