A escala Pentatônica menor 6 (m6) é formada pelos seguintes intervalos: T 3b 4 5 6. Estes intervalos nos possibilitam formar vários acordes: Cm, Cm6, Cm13, Csus4 entre outros. O fato desta escala não apresentar a 7ª não impede que ela seja aplicada sobre acordes m7.
Apresenta basicamente a mesma formação da Penta m7, mas com a troca da 7ª pela 6ª. Veja a comparação dos intervalos entre as duas escalas:
Penta m7: T 3b 4 5 7
Penta m6 T 3b 4 5 6
Pode ser aplicada em diversos estilos musicais, como Blues, Rock, Jazz e etc…mas gostaria de frisar que não é a escala que faz o estilo musical e sim a maneira de toca-la !!! Muitos alunos me perguntam sobre escalas de Jazz, escalas de Rock e isso é um engano !!! Existem sim escalas/sonoridades que são mais comuns em determinados gêneros musicais mas a diferença está na maneira de tocar…
A escala Pentatônica m6 é associada ao 2º grau do campo harmônico maior (modo Dórico) e com o 2º e 3º graus da escala menor melódica (Dórico 7M e Frígio 6). Pode também ser associada ao acorde M7 (modo Mixolídio) gerando uma sonoridade “Blues”, pelo fato da 3ª menor da escala “funcionar” como uma “blue note”, enarmonicamente 2#.
Shapes da escala m6. Ex. em Cm6.
Licks/ ideias sobre a penta m6. Ex. em Cm6.
Passe para outras tonalidades e crie suas próprias frases, tentando "arquiva-las" por região !!!
Bons estudos !!!
Obrigado pela dica.
ResponderExcluirJonatas
Car você tá de parabéns meu irmão...
ResponderExcluirseu blog é show de bola man, tá me ajudando bastante cara, abraço irmão Deus abençoe!
:)
Muito obrigado pelo seu comentário. Curta nossa página no Facebook e se possível compartilhe com seus amigos. Abraço !
Excluirshow de bola muito bom mesmo sempre pego dicas daqui.crismacleiton
ResponderExcluir