Em 1980 submeteu-se a uma operação cerebral pra corrigir uma aneurisma, que resultou na perda total de memória e toda sua habilidade no instrumento. Em 1984 recomeçou a tocar ouvindo seus próprios discos e em 1987 já se mostrava em boa recuperação no lançamento do album "The Return".
Pat Martino mostrando seu conhecimento !!!
Intenção Menor - (Conversion to Minor)
Pat Martino foi quem popularizou esta maneira de tocar, já que Wes Montgomery e Grant Green já utlizavam a intenção menor. Este raciocínio consiste em tocar sobre qualquer tipo de acorde um equivalente menor. Tomaremos como ponto de partida a tríade de Am:
Ao adicionarmos diferentes notas no baixo (grave) funcionando como tônicas, obteremos novos acordes.
Am com a nota F no baixo obteremos o acorde F7M.
Am com a nota C no baixo obteremos o acorde C6.
Am com a nota F# no baixo obteremos o acorde F#m7b5.
Am com a nota D no baixo obteremos o acorde D9.
Am com a nota G# no baixo obteremos o acorde G#7b9b13 (G#alt7) ou Am7M/G#
Veja:
Desta maneira se estabelecem 5 equivalências para um acorde menor. É de extrema importância ter em mente de forma clara a distancia intervalar estabelecida em cada equivalência.
Sobre o acorde C7M podemos tocar um acorde/frase em Em (3ªM ascendente) e/ou um acorde/frase em Am (3ªm descendente)
C7M
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Dm7
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Em7
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F7M
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G7
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Am7
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Bm7b5
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Sobre o acorde C7 podemos tocar um acorde /frase em Gm. (3ªm descendente)
F7M
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Gm7
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Am7
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Bb7M
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C7
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Dm7
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Em7b5
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Sobre o acorde Cm7b5 podemos tocar um acorde /frase em Ebm. (3ªm ascendente)
Db7M
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Ebm7
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Fm7
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Gb7M
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Ab7
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Bbm7
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Cm7b5
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Sobre o acorde C7 Alt podemos tocar um acorde/frase em Dbm. (2ªm ascendente)
Dbm7M
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Ebm7
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Fb7M#5
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Gb7
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Ab7
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Bbm7b5
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C Alt7
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Pat Martino organiza seu vocabulário no que ele chama de "areas of activity", que correspondem a 4 posições no braço da guitarra, formada pela posição fundamental e suas inversões.
Frequentemente suas frases se movem pelas "areas of activity", como demonstra os exemplos a seguir.
Estas equivalências são de muita utilidade num contexto II-V-I, pois permitem simplificar dois acordes em uma só ideia, como veremos nos exemplos à seguir.
Outro recurso muito utilizado por Pat Martino é tocar sobre um acorde dominante de uma cadência II-V-I, uma ideia menor 1/2 tom acima do acorde dominante. Veja o exemplo a seguir.
Bons Estudos !