C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7b5 |
I7M | IIm7 | IIIm7 | IV7M | V7 | VIm7 | VIIm7b5 |
Am7M | Bm7b5 | C7M#5 | Dm7 | E7 | F7M | G#º |
Im7M | IIm7b5 | III7M#5 | IVm7 | V7 | VI7M | VIIº |
C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7b5 |
Dm7 G7 | Em7b5 A7 | F#m7b5 B7 | Gm7 C7 | Am7 D7 | Bm7b5 E7 | Função Dominante G7/B (3ª no baixo) |
Escolha Modal / Soluções melódicas - Cada acorde “prefere” que seja tocada sobre ele determinada escala. A seguir veremos algumas dicas.
IIm7 ou Im7 - Acorde m7: A preferência é tocar frases do modo Dórico sobre este acorde, já que este modo não apresenta nota a ser evitada (avoid note), mas nada impede que sejam tocadas sobre este acorde frases dos modos Frígio, Eólio e até Dórico 7M (primeiro grau da menor melódica) gerando uma sonoridade “Outside”.
IIm7b5 - Acorde m7b5: A preferência é tocar sobre este acorde modo Lócrio 9 (6º grau da menor melódica) e frases do modo Dórico do mesmo campo do acorde m7b5. Ex.: Sobre Bm7b5 toque frases D Dórico.
V7 - Acorde M7: Para acordes dominantes são possíveis inúmeras opções, dependendo das tensões adicionadas ao acorde. O melhor sobre este acorde é tocar frases dos modos Alt7, Mixolídio 4#, Mixolídio 6b, DomDim e Hexafônica ).
I7M - Acorde M7M: A preferência é sempre tocar frases do modo Lídio sobre este acorde, já que este modo não apresenta nota a ser evitada (avoid note), mas nada impede que você utilize frases do modo Jônio. Para sonoridade “outside” utilize Lídio #5 e Lídio #9.
Licks Dm7 G7Alt C7M
Licks Dm7b5 G7Alt Cm7
Licks utilizando substituições e superposições de tétrades.
Crie seus Licks (sempre associados aos acordes) e arquive-os por região.