Trítono - Define-se como trítono, um intervalo de 3 tons encontrado na forma de
4ª aum e/ou 5ª dim. O intervalo entre a
3ª maior e a 7ª menor é a forma mais comum de ocorrência de trítono, encontrado
no acorde maior com sétima menor (Dominante).
Veja:
O intervalo entre a 3ª
maior e a 7ª menor aparece na forma de 5b e o intervalo entre a 7ª menor e a 3ª
maior aparece na forma de 4# (inversão de intervalos).
A tensão gerada pelo
trítono sugere a resolução no acorde 4ª acima ou 5ª abaixo. Ex.:
G7 à C
Neste caso o acorde
dominante é chamado de dominante funcional (exerce uma função dentro de uma
determinada progressão).
Quando o acorde dominante
não resolve e se repete durante alguns compassos é chamado de dominante
estático (comum no Blues).
Dominante
Alterado
Com frequência encontramos acordes dominantes com 5ªs e 9ªs aumentadas
ou diminuídas em ½ tom.
Ex.: C7#9, C7#5, C7b9, C7b5.
Estas alterações não descaracterizam o acorde, já que o trítono continua
presente. Encontramos estes intervalos (9b, 9#, 5b e 5#) no VIIº grau do campo
menor melódico. Alguns destes intervalos “alterados” também são encontrados na
escala DomDim (9b e 5b), na escala Hexafônica (5#) e no V grau do campo menor harmônico
(9b e 5# enarmonicamente 6b).
Sub V
Quando o acorde dominante é alterado (VII grau do campo menor melódico -
T 2b 2# 3 5b 5# 7) encontramos no IV grau do mesmo campo harmônico um acorde
com o mesmo trítono, no modo Mixolídio 4# (T 2 3 4# 5 6 7). Temos assim o sub V.
Veja:
Am7M Bbm7
C7M#5 Db7 Eb7
Fm7b5 G7alt
Dm7 G7 C7M à Dm7 Db7 C7M
Dm7b5 G7 Cm7 à Dm7 Db7 Cm7
Esta substituição de acorde dominante pode ser feita tanto na cadência
II V I maior quanto na cadência II V I menor.
Subdominante
O acorde subdominante exerce uma função de movimentação e tensão, mas
com menos força que o acorde dominante. Embora tenha menos força, também é
usado para atrair a resolução no Iº grau Quando isto ocorre (IVº à Iº) temos uma cadência
Plagal.
C7M (I) Dm7
Em7 F7M (IV) G7
Am7 Bm7b5
O acorde subdominante também pode
aparecer menor, emprestado do campo menor natural. gerando assim a cadência IVm
IM à Fm7 C7M
Cm7 Dm7b5
Eb7M Fm7 Gm7
Ab7M Bb7
IVm
Outras substituições possíveis para o IVm (ex. Fm) são:
IIm7b5 Lócrio 9 à Dm7b5
bII7M Lídio à Db7M
bVI7M Lídio à Ab7M
bVII7 Mixolídio 4# à Bb7
bVII7
sus4 Mixolídio à Bb7sus4
Funções
Harmônicas
As principais funções harmônicas são:
Iª grau (repouso), Vº grau
(preparação) e IVº grau
(movimentação).
Funções relativas: De modo geral, substituem ou somam-se às funções
principais. As relativas menores estão a uma distância de sextas menores das
suas funções principais.
C7M à Am7
G7 à Em7
F7M à Dm7
Já as anti-relativas estão a uma distância de terças maiores das suas
funções harmônicas.
C7M à Em7
F7M à Am7
Apenas acordes maiores e menores podem funcionar como relativos ou
anti-relativos. O VIIº grau funciona como um acorde dominante com 7ª e 9ª sem
Tonica (com a 3ª no baixo).
Ex.: Em7b5 = C79/E.
Tipos de
cadências
Cadências diretas: Utilizam apenas as funções principais. Ex.:
Cadência autêntica: G7 à C7M
Cadência plagal: F7M à C7M
Cadência perfeita: F7M à G7 à C7M
Cadências indiretas: Utilizam acordes relativos das funções principais. Ex.:
Cadência Plagal menor - Utiliza o IVm na função de dominante: Fm à C
Cadência deceptiva - Quando a resolução é contrariada: G7 à E7M
Cadência imperfeita - Quando V ou I estão invertidos: D/F# à G/B
Cadência estendida - Acordes dominantes são precedidos por seus
dominantes: E7 à A7 à D7M
Cadência estendida interpolada - Igual a cadência estendida comum, mas
cada dominante é precedido pelo substituto do subdominante (relativa menor -
IIm7) F#m7 à E7 à Em7 à A7 à Am7 à D7
Cadência II V I - Utiliza a substituição do IV pelo seu relativo menor
(IIm7). Veremos isoladamente este tipo de cadência, já que é muito usada em diversos gêneros musicais.
Bons Estudos !!!
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