Por Luthier Paulo Ferraz
Nesta guitarra foi feito a retifica dos trastes com polimento mecânico, ajuste e retrabalho do cavalete, ajuste e retrabalho do nut, regulagem de tensor e altura de cordas.
Nesta guitarra foi feito a retifica dos trastes com polimento mecânico, ajuste e retrabalho do cavalete, ajuste e retrabalho do nut, regulagem de tensor e altura de cordas.
A seguir veremos o passo a passo de cada operação.
Processo de alinhamento de trastes - Este procedimento garante através de um molde envolto por lixas que o operador consiga um desgaste que possibilite que todos os trastes fiquem na mesma altura entre si, evitando assim trastejamentos isolados ao decorrer da escala.
Re-estreitamento dos trastes - Este procedimento garante ao trastes que voltem a sua forma original de perfil que foi deformado pelo processo anterior e pelo uso do mesmo.
Polimento manual dos trastes - Este processo é realizado manualmente, aplicando-se sobre os trastes, lixas a base de água (trabalham secas) de grânulos variados até se obter um polimento satisfatório. A numeração do granulo da lixa dependerá diretamente do tipo de trastes, material de composição e de qual grau de polimento espera-se obter com o processo.
Limpeza com ar comprimido - Este processo garante a limpeza das impurezas que possam riscar, contaminar matérias da parte elétrica e comprometer o polimento mecânico dos trastes e da escala.
Abaixo, polimento dos trastes e escala através de boina de polimento fixa com agentes abrasivos específicos para a atividade.
Obs. Se você não tiver pratica com equipamentos de polimento recomendo atenção para possíveis acidentes caso tente fazer isso em casa. Abaixo, a escala polida e hidratada com óleo de linhaça.
Logo após, medindo raio da escala para conferencia de raio do cavalete.
Retrabalho do Nut - Este procedimento garante uma melhora significativa na relação de atrito de arraste da corda em relação a cavidade do mesmo, facilitando assim uma melhora na hora da execução da afinação e em manter a afinação durante o uso continuo da guitarra.
Posicionando o cavalete para acerto de oitavas - Este procedimento garante a correta afinação do instrumento na escala, contando que todos os intervalos estejam em prefeita afinação. Processo feito através da extração da medida da escala e aplicado a regra de igualdade entre pontos de apoio, claro, sempre considerando a altura em que as cordas iram trabalhar e sua medida de calibre.
Apos posicionado, é feito o ajuste de altura de cordas que refere-se ao cavalete através dos pivôs em suas laterais, que são ajustados através de 2 arruelas. Para que este ajuste seja possível e satisfatório teremos que ter em vista que os trastes e ângulos do braço já estejam corretos e alinhados, pois caso contrario o cavalete não dará conta de acertar sozinho a altura das cordas.
Apos todos os procedimentos mencionados acima é feito o ajuste final do tensor. Este procedimento ajusta individualmente a altura das cordas em relação ao primeiro traste, possibilitando um tocar mais confortável, além de participar diretamente no ajuste de afinação de cordas presas.