}); GUITARRA INTELIGENTE: Plugins Neural DSP - Archtype Plini e Fortin NTS Suite

Facebook

28 de mai. de 2019

Plugins Neural DSP - Archtype Plini e Fortin NTS Suite

Depois de um longo periodo trabalhando meus albuns e sem publicar nada no blog, volto com um review de dois plugins matadores da Neural DSP para guitarra, que inclusive foram usados no meu novo album. São eles o Archtype Plini e o Fortin NTS Suite ! Estes Plugins estão disponíveis em 32 e 64 bit VST/AU/ AAX e Standalone para PC e Mac.

- Archtype Plini 

Este plugin foi desenvolvido em parceria com o versátil e virtuoso guitarrista chamado Plini. Para quem não conhece, sugiro que pesquisem seu trabalho, que é de muito bom gosto ! Deixo à seguir o player do artista no Bandcamp para que possam escutar um pouco do seu trabalho.


  
Plini em ação

Segundo a Neural DSP, Plini foi escolhido para colaborar num novo produto exatamente pela sua qualidade técnica, versatilidade e bom gosto nos seus timbres. O Destaque deste plugin fica por conta da variedade e excelente qualidade de sons cleans disponíveis.

''Uma moderna modelagem e versatilidade de amplificador valvulado são a espinha dorsal deste plugin. Queríamos experimentar algo diferente dessa vez, então trabalhamos com Plini na criação de seus amplificadores de sonho, projetados do zero para cobrir perfeitamente a vasta gama dinâmica e tonal que sua música requer. O resultado são três novos amplificadores: um Clean cristalino, um Rhythm firme e articulado e um Lead potente e definido." Neural DSP.
 
Clean
Crunch
Lead

Este plugin conta também com pedais de efeitos como compressor, overdrive, reverb e delay virtual-analógico de excelente qualidade, resposta e gama de sons.

Compressor e Overdrive

Delay e Reverb

Para oferecer o máximo de flexibilidade, foi projetado um módulo de simulação de gabinete muito abrangente e adaptável, com seis microfones virtuais, que podem ser posicionados em torno dos alto-falantes. Esses recursos podem ser usados ​​em configurações mono e estéreo. Este último permite que um segundo microfone seja adicionado com parâmetros completos de panorama, nível de microfone e fase, além de posição e distância, para controle final e infinitas possibilidades sonoras.

Caso queira usar para pratica em casa ou ao vivo, também é possível abrir o plugin como um aplicativo (modo standalone), sem a necessidade de um DAW (Software de gravação como Sonar, Pro Tools etc..)

Modo Standalone

- Fortin NTS Suite

Este plugin traz de volta à vida um dos amplificadores mais brutais e versáteis do setor. 


"Trabalhamos em estreita colaboração com Mike Fortin para capturar e recriar cada aspecto sonoro distinto do que torna este amplificador único.. Tudo foi reproduzido cuidadosamente para fornecer um modelo algoritimicamente perfeito de um dos mais cobiçados amplificadores para Metal." Neural DSP.


O Fortin NTS apresenta dois canais de extrema versatilidade. O canal principal é famoso por sua incomum adaptabilidade emparelhado com um som limpo, brilhante e nítido.
- Controles 6RIND & 6IRTH
Estes controles de ganho seletivos de freqüência interagem com o botão 6AIN para dar controle total sobre a saturação da faixa de freqüência e características de distorção. Equipando o canal NTS Lead com notável versatilidade, possibilitando ir de um crunch cristalino e definido para uma distorção hi gain bem encorpada.
Este plugin conta também com três pedais da fortin amps. Grind, Zuul e Hexdrive.

Pedais Fortin Zuul, Grind e Hexdrive

O Grind da Fortin Amplification foi adicionado à cadeia de sinal virtual, para criar um conjunto completo que incorpora todas as ferramentas de modelagem de tom necessárias para o guitarrista moderno. Além do ganho adicional, este pedal adiciona uma incrível quantidade de clareza e articulação ao som, tornando cada nota definida e presente, mesmo quando altamente distorcida.


Hexdrive é uma nova adição à NTS Suite, trazendo um Overdrive inédito para o mix deste versátil plugin. Tons de overdrive clássicos e modernos podem ser obtidos com este pedal.

Já o pedal de noise gate Fortin Zuul, faz o trabalho de forma simples e direta.
Assim como no Plini Archtype, este plugin possibilita diversas configurações de simulação de gabinete, microfonação e também funciona em modo Standalone.

Conclusão

Após um periodo testando e gravando com estes plugins fiquei muito impressionado com a versatilidade e qualidade profissional do som. Pra ser sincero, gostei mais dos plugins da Neural DSP do que do Bias FX, que também é muito bom e que eu já vinha usando a um bom tempo !

Mas como nem tudo é só alegria, o aspecto negativo fica por conta dos preços, que são em Euros e para nós aqui no Brasil, fica MUITO salgado e poque não dizer, inviável para uma grande parcela dos músicos ! O Fortin NTS Suite sai por 100 Euros e o Plini Archtype sai por 120 Euros !!! 

Deixo à seguir o player do meu último EP que foi gravado exclusivamente com estes dois incríveis plugins ! Espero que gostem !!!


Até a próxima !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário