Charlie Christian
Lester Young
Harmonicamente, as frases de Christian eram baseadas principalmente em escalas pentatônicas e blues com muitas aproximações cromáticas para a "target note" (nota alvo). É possivel ainda encontrar em seus solos algumas passagens de tríades e arpejos com sétima , como o uso do arpejo m7b5 sobre um acorde dominante, refletindo a refinada abordagem "Bluseira" de Christian.
A extraordinária facilidade de construção das frases rítmicas de Charlie Christian , fez dele um precursor e inspiração para os músicos seguintes, como Charlie Parker e Dizzy Gillespie, que construiram seus lendários solos Bebop somente de seqüências rítmicas e divisões de frases que o guitarrista "gênio" já havia começado a tocar no final dos anos 30. Razão pela qual Christian foi tão importante para a história do jazz e sobretudo, da guitarra.
Charlie Parker e Dizzie Gillespie
Basicamente, você pode dizer que sua arte foi o resultado de uma fusão entre várias influências como: Os grandes guitarristas de blues da época (Blind Lemon Jefferson), o Jazz de câmara de Eddie Lang, o som do saxofone Lester Young e o nascimento da guitarra elétrica, o que permitiu a Christian elevar suas linhas melódicas ao mesmo nível de som de seus colegas com instrumentos de sopro das bandas de swing. Tudo isso combinado, claro, com um grande talento.
À exemplo de outros nomes do Jazz, Charlie Christian veio a falecer de forma prematura, aos 25 anos de idade em 2 de março de 1942 vítima de tuberculóse.
Neste vídeo é possível conferir um pouco da genialidade de Christian.
Segue algumas frases ao estilo de Charlie Christian !!!
Frase 1 (V7-V7-IM6)
Repare que sobre Eb7 temos a tríade de Dbm (IVm), gerando Eb7b911.
Frase 2 (V7-V7-IM6)
Nesta frase temos as notas do acorde Bb713 e novamente Dbm sobre Eb7.
Frase 3 (V7-V7-IM6)
Neste exemplo temos a tétrade de Dm7b5 sobre Bb7 gerando Bb79.
Frase 4 (V7-I7)
Outra vez temos uma tétrade m7b5 tocada sobre um acorde M7 (técnica muito utilizada por Christian) mas desta vez Cm7b5 sobre Ab7, gerando Ab79.
Bons estudos e até a próxima !