Calibres (Gauge)
As cordas são fabricadas em uma variedade de espessuras e calibres. Estes indicadores são designados em milésimos de polegada. O Calibre das cordas tem uma grande influência na tocabilidade e no som.
Cordas de calibre leve: (Light Gauge)
- São geralmente mais fáceis de tocar.
- Permitem execução mais fácil de bends.
- Quebram mais facilmente.
- Produzem menos volume e sustain.
- São propensas a causar ruído no traste, principalmente em guitarras com ação baixa.
- Exercem menos tensão no braço da guitarra.
Cordas de calibre pesado: (Heavy Gauge)
- São geralmente mais difíceis de tocar.
- Exigem maior pressão dos dedos nos trastes na hora de executar bends.
- Produzem maior volume e sustain.
- São preferidas para afinações baixas.
- Exercem maior tensão no braço da guitarra.
As cordas Fender 250R tem um som brilhante e limpo; os calibres são típicos de um jogo de cordas "light".
Fender 250R
Denominações de calibres
A maioria dos fabricantes de cordas identificam o calibre de cordas em um jogo de cordas usando termos como "extra light" ou "heavy". Os calibres exatos podem variar ligeiramente entre os fabricantes. Veremos a seguir os intervalos típicos de calibre em um jogo de cordas.
"Extra super light": .008 .010 .015 .021 .030 .038
"Super light": .009 .011 .016 .024 .032 .042
"Light": .010 .013 .017 .026 .036 .046
"Medium": .011 .015 .018 .026 .036 .050
"Heavy": .012 .016 .020 .032 .042 .054
Jogos de cordas são identificados pelo calibre da corda E (mi) mais fina (mizinha), por exemplo, um jogo de cordas "Light" é identificado como 0.10 (referido por nós guitarristas como "zero dez").
O que levar em conta na hora de comprar um jogo de cordas
Os fatores mais importantes a serem considerados na hora de comprar um jogo de cordas para guitarra são:
- Maneira de tocar
- Gênero musical
- Timbre a ser alcançado
- Quantas horas você toca por dia (durabilidade).
- Calibre das cordas
- Materiais usados na construção das cordas
- Revestimento e método de fabricação das cordas
Calibres; tocabilidade e características
Como foi dito acima, as cordas mais leves são mais fáceis de tocar. Se você é um guitarrista que toca solos muito rápidos usando afinação "Standard" provavelmente vai querer usar calibres mais leves, mas se toca metal com afinações baixas, calibres mais pesados serão necessários.
As cordas Dunlop Heavy Core são feitas especialmente para afinações baixas e são a escolha de muitos guitarristas de metal.
Dunlop Heavy Core
Guitarristas de Classic Rock e Blues preferem calibres médios, que combinam razoavelmente conforto, sustain e som encorpado. Guitarristas de jazz normalmente usam cordas flatwound (lisas) de calibre pesado, uma vez que normalmente não utilizam bends e precisam um amplo sustain.
D'addario Flatwound
A maioria das guitarras novas vêm de fábrica com calíbres de cordas "super light" ou "light", o que é ideal para guitarristas iniciantes, até que possa desenvolver as habilidades e força nos dedos para poder (se necessário) utilizar cordas mais pesadas. Muitos fabricantes de guitarra fazem recomendações específicas sobre o tipo de cordas a serem usadas em determinados modelos e alguns produzem suas próprias cordas com as suas especificações.
A chave para encontrar o calibre que funciona melhor para o seu estilo de tocar é experimentar. Experimente vários calibres, marcas e composições de cordas para encontrar aquele que melhor se adapte aos seus dedos e são mais agradáveis aos seus ouvidos.
As diferenças entre os vários tipos de cordas podem ser muito sutis, mas estas diferenças podem te levar a encontrar sua própria assinatura sonora. Tenha em mente que a mudança de calibres de pode exigir ajustes na guitarra, sendo necessário a ajuda de um profissional (luthier).
Durabilidade das cordas
Outro fator a ser considerado é a frequência com que você toca. Se você é um guitarrista ocasional que toca apenas algumas vezes por mês e tem uma "pegada" mais leve, pode utilizar cordas mais baratas. Por outro lado, se você é como eu e não larga da guitarra, vale a pena investir em uma corda de maior durabilidade e consequentemente mais cara, mas isto não é uma regra. Muitos fabricantes avaliam suas cordas de acordo com a durabilidade. Cleartone e Elixir são cordas que utilizam componentes especiais para maior durabilidade.
Elixir Nanoweb
Cleartone Treated
Materiais usados na construção das cordas
Todas as cordas de guitarra são feitas com aço, níquel ou outras ligas metálicas magneticamente condutoras, uma vez que são essenciais para a transmissão de vibrações das cordas para os captadores. O tipo de revestimento aplicado à liga de aço tem um impacto significativo sobre o som das cordas. Veremos a seguir algumas características gerais dos principais tipos de cordas.
- Aço niquelado (Nickel plated steel): brilho, "tom quente" e equilibrado, com mais ataque.
- Níquel puro (Pure nickel): Menos brilhante do que o aço niquelado com "calor" adicionado.
- Aço inoxidável (Stainless steel): Brilho nítido, com sustain e resistência à corrosão. Menos propenso a ruídos dos dedos.
- Cromada (Chrome): "Tom quente", com menos ressonância e frequentemente escolhida pelos guitarristas de jazz e blues.
- Titânio (Titanium): Tom bastante brilhante, com excelente resistência.
- Cobalto (Cobalt): Ampla dinâmica com brilho notável e boa resposta do captador.
Cordas revestidas de cobalto Ernie Ball Cobalt Slinky
Revestimento colorido (Color coated): Alguns revestimentos são coloridos para apelo visual mas pode variar/influenciar na tonalidade.
Cordas coloridas DR NEON
Métodos de construção das cordas (enrolamento)
Cordas mais finas como E, B e G muitas vezes não são enroladas. Já as cordas mais grossas têm um fio enrolado em torno de seus núcleos. O método usado para enrolar as cordas afeta tanto o tom como a tocabilidade.
- Roundwound: O método de enrolamento mais popular, de longe, tem uma textura ondulada perceptível, produz mais sustain, ataque, tende a produzir mais ruído dos dedo e desgaste da escala (fretboard).
- Halfround: (também chamado groundround): Apresenta textura suave com tom mais "escuro" e menos ataque de que as cordas roundwounds.
- Flatwound: Toque muito suave, "tom escuro", menos sensível à dinâmica e bastante popular entre guitarristas de jazz e blues.
GHS Precision Flatwounds tem um toque muito suave e sua construção em aço inoxidável oferecem boa resposta dos captadores
GHS Precision Flatwound
Sinais de que é hora de trocar as cordas
As principais características de cordas desgastadas e com sinais de uso são:
- Cordas desafinando mais do que o habitual.
- Ferrugem ou descoloração nas cordas.
- Corda desenrolando e expondo o núcleo.
- Tom soa "morto" (perda de timbre).
- Você não se lembra da última vez que trocou cordas (soa engraçado mas isso pode acontecer hahaha).
Quantas vezes as cordas devem ser trocadas ?
Não há uma resposta certa para isso, mas aqui estão alguns fatores que encurtam a vida útil das cordas.
- Suor excessivo ao tocar, suor ácido (Para mais informações sobre este tema clique aqui).
- Tocar de forma agressiva, com muitos bends.
- Tocar com freqüência.
- Mudar afinações com freqüência.
- Fumar ou tocar em ambientes com fumaça.
Algumas outras dicas valiosas sobre cordas.
- Mantenha um pano limpo no seu case ou bag e limpe as cordas depois de cada sessão para prolongar a vida útil das cordas.
- Lave as mãos antes de tocar, pois isso ajuda a evitar a oxidação das cordas.
- Invista em um enrolador de corda; eles são baratos e aceleraram as mudanças de cordas.
- Mantenha a embalagem da corda que usou pela última vez dentro do seu case ou bag para manter o controle do tipo de cordas que você está usando.
- Comprar cordas simples e baratas pode ser uma opção inteligente, especialmente se você utiliza cordas de calibre leves, que tendem a quebrar com mais freqüência.
- Mantenha um jogo de cordas extra e algumas cordas E e B no seu case para mudanças emergenciais, pois você ou um colega podem precisar.
Espero ter ajudado ! Duvidas me escrevam ! Abraços e muito som !
Parabéns, ótimo post, muito completo e bem explicado, vai ajudar muito!!!
ResponderExcluirValeu Jorge !
ExcluirDicas preciosas! Parabéns!
ResponderExcluir