Este é um tema extremamente extenso, mas
veremos nesta lição algumas das abordagens mais comuns para o "preenchimento
das lacunas" entre mudanças de acordes.
Uma nota de aproximação cromática
normalmente é “de fora” da escala prevalecente ou harmonia, mas isso não é uma
regra, já que pode ser qualquer nota que aproxime por ½ tom para uma nota alvo.
Veremos sugestões de aproximações
cromáticas. Os números correspondem aos dedos e notas em vermelho são as notas
alvo.
- 1 2
- 2 1
- 1 2 3
- 3 2 1
- 3 1 2
- 1 3 2
- 1 4 3 2
- 4 1 2 3
- 4 3 1 2
- 1 2 4 3
- 4 1 3 1 2
- 1 2 4 3 2
- 4 / 4 1 2 3
- 1 / 1 4 3 2
( / slide para
a próxima nota, mas utilizando o mesmo dedo).
Sem
dúvidas este é um dos conceitos mais importantes do Jazz. Veremos à seguir
alguns exemplos de frases utilizando aproximações cromáticas.
Ex.
1
No
exemplo acima, temos a nota A#, que não faz parte do acorde de Dm7, mas faz a
aproximação para a nota B, terça maior do acorde de G7.
Ex.
2
No
segundo exemplo, o primeiro compasso é igual ao do exemplo 1, mas no compasso
seguinte temos mais uma nota de aproximação, neste caso a nota G#, aproximando
para a nota G (5ªJ do acorde de C7M).
Ex.
3
No
terceiro exemplo temos duas notas de aproximação (“de fora” da escala do acorde
em questão) em cada compasso mas repare que na última nota do segundo compasso
temos uma situação de aproximação utilizando uma nota da própria escala/acorde,
passando da 5ª aumentada de G7 para a 3ª maior de C.
Ex.
4
Acima,
mais um exemplo de fraseado com aproximações cromáticas. Tente explorar ao
máximo as possibilidades.
Bons estudos !