}); GUITARRA INTELIGENTE: Retentores de cordas c/ Roler Para Stratocaster - Vale a pena ? (Roller String Retainer)

Facebook

14 de jan. de 2015

Retentores de cordas c/ Roler Para Stratocaster - Vale a pena ? (Roller String Retainer)

Recentemente testei em minha Stratocaster os retentores de cordas com roler, que substitui os tradicionais modelos do tipo "gaivota", comuns em guitarras de baixa e média gama.

Retentores de cordas tipo "Gaivota".

Retentores de cordas com roler.

Após um tempo de uso, notei que os retentores com roler facilitam o uso do tremolo (alavanca) e execução de bends. Isto ocorre porque os rolers reduzem o atrito entre a corda e o retentor, contribuindo assim para uma afinação mais estável.

Além de apresentarem um visual bem legal, o preço médio no Brasil é de 20 Reais o par e estão disponíveis nas cores Gold (dourado), Silver (prateado) e Black (Preto). 

Pelo baixo custo e boa funcionalidade, acredito que este acessório seja uma boa opção para guitarristas que usam bastante o tremolo.


Retentores nas cores Black, Gold e Silver.


Caso você esteja usando este acessório deixe suas impressões e opiniões nos comentários. 

Abraços e até a próxima !

7 comentários:

  1. Vitor, tenho uma Telecaster Handmade que não possui os retentores de cordas. Desde que tenho ela, me incomoda a sonoridade um pouco "morta" das cordas mais agudas, principalmente E e B. Quando toco a corda solta, o som fica meio morto, quando toco alguma nota do braço o som sai normal. Pode ser a falta do retentor? Também desconfio do Nut. O que acha? Obrigado. Vitor Ávila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor !

      Não acredito que o problema seja a falta dos retentores porque em alguns modelos de marcas top, como Suhr, não são usados os retentores. Além do mais, os retentores influenciam na afinação e não no timbre. O mais provável é que seu problema esteja na regulagem da guitarra. Procure um bom Luthier.

      Abraços e obrigado por participar do blog.

      Excluir
    2. Vitor, eu tenho uma strato com corpo de imbuia que tinha o mesmo problema. As cordas E e B soavam sem brilho quando tocadas soltas.Como o som delas era melhor quando trocadas pressionadas em algumas das casas, presumi que não era culpa de outras partes da guitarra senão o nut. Eu troquei o nut de osso por um de Tusq e resolveu o problema.

      Excluir
    3. Obrigado por deixar seu comentário. Abraços !

      Excluir
    4. COELHO e Vitor Daniel, bom dia. Levei a um Luthier, ele deu um trato no nut (lixou o espaço da corda) e colocou o retentor. O problema foi resolvido! Valeu galera!

      Excluir
  2. Oi! Tenho uma tagima Vulcan, que vem com retentor estilo barra. Qual é a altura certa que ele tem que ficar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel. A altura pode variar de modelo para modelo. Na minha Strato, uma G&L Legacy USA, a altura da corda no retentor é de 8mm.

      Excluir