Curiosidades
Para quem não sabe, a Ibanez sempre desenvolveu seus modelos e peças e terceirizava a construção em fábricas no Japão, Coréia do Sul, China e indonésia. Recentemente a Ibanez construiu uma fábrica própria na Indonésia e atualmente constrói todos seus modelos lá (com exceção da linha Prestige que ainda é feita no Japão pela FGN Guitars). Existe também um pequeno Custom Shop nos EUA que constrói guitarras para os Endorsers Ibanez.
Através da letra inicial do número de série é possível saber em qual fábrica foi feita a guitarra. Veja à seguir alguns exemplos.
Japão
F= Fujigen Factory
Coréia do Sul
C= Cort Factory
S= Saehan Factory
A= Sae-in Factory
W= World factory
China
Z= Yeou Chern
Indonésia
I= Cort Factory
K= KWO Factory
J= Sejung Factory
Existem outras iniciais de outras fábricas e quem tiver um modelo Ibanez mais antigo ou que comece com outra letra pode tirar a dúvida no site Guitar Dater Project colocando o serial para busca no banco de dados do site.
Voltando à Ibanez RG852
A guitarra conta com um hard case de excelente qualidade e que protege bem, mas pelo peso e tamanho, recomendo o uso de um Gig Bag na hora de sair para tocar.
Especificações da RG852:
• Construção Bolt-On (braço parafusado)
• Escala 27"/ 685.8 mm
• Corpo em Basswood
• Braço Ultra 8 de 5 peças em Maple com 2 longarinas em Wenge
• Escala em Rosewood
• 55 mm Nut (Pestana)
• 24 trastes
• Ferragens: Cosmo Black
• Tarraxas: Gotoh Magnun Lock
• Marcação Inlay: Pearloid Dot
• Ponte: Gibraltar Standard II
• Captadores: EMG 808
• Controles: 1 x Volume / 1 x Tone / Chave seletora de 3 posições
• Acabamento WH (White) também disponível na cor GK (Galaxy Black)
• País de origem: Japão
Impressões:
A guitarra apresenta acabamento perfeito e uma tocabilidade incrível. Os modelos Prestige já vem de fábrica bem regulados e não precisei mexer em nada. O braço bem fino (do tipo Ultra) é um show à parte e para minha surpresa, o fato de ter 8 cordas não dificulta em nada a tocabilidade. A ação das cordas veio baixa e bem macia (mesmo nas cordas mais graves). A ponte é muito confortável e por ser fixa é perceptível o sustain que ela agrega à este modelo (já tive outro modelo Prestige com ponte flutuante e não apresentava bom sustain).
Os captadores, assim como o braço e o ajuste do mesmo, também me surpreenderam positivamente já que nunca fui fã de captação ativa. O timbre é bem encorpado e a guitarra embora não pareça, se apresentou bem versátil, com a característica marcante de Superstrato das Ibanez RG. As tarraxas são Gotoh Magnun com trava e além de muito bonitas e bem acabadas garantem excelente estabilidade da afinação.
Segundo a Ibanez, a duração da bateria é de 3000 horas. Em teoria, tocando 4 horas por dia a duração seria de mais de 2 anos.
As ferramentas que acompanham a guitarra são do tipo "canivete suiço" e muito bem feitas.
O calibre de cordas e a afinação de fabrica são as seguintes:
1ª Eb 009
2ª Bb 011
3ª Gb 016
4ª Db 024
5ª Ab 032
6ª Eb 042
7ª Bb 054
8ª F 065
Eu optei por utilizar a afinação standard e embora eu prefira cordas calibre 010, a guitarra apresenta timbre bem encorpado e ótima tocabilidade (como já foi dito anteriormente), por isso resolvi manter as cordas 009 D'addario EXL 120-8. Veja abaixo a afinação standard.
1ª E 009
2ª B 011
3ª G 016
4ª D 024
5ª A 032
6ª E 042
7ª B 054
8ª F# 065
Também é interessante utilizar em guitarras de 8 cordas a afinação standard mas com a 8ª corda afinada em E (1 tom abaixo), mas implica em utilizar um calibre mais grosso.
É sem dúvidas uma guitarra fantástica e que vale muito a compra. Está sendo comercializada no Brasil pela Virtual Vintage Express (não sei se é confiável este site) por 8.900 Reais enquanto nos EUA pode ser encontrada na faixa de 1300 Dólares.
Segue abaixo o trabalho Demo que venho fazendo com esta guitarra.
Para mais informações acesse Ibanez Official Website.
Até a próxima !!!