}); GUITARRA INTELIGENTE: Melhore sua técnica de ligado (Legato technique)

Facebook

18 de nov. de 2020

Melhore sua técnica de ligado (Legato technique)

 Legato ou ligado é o termo técnico para o uso de hammer-ons e pull-offs em frases musicais e/ou licks. Muitos dos grandes heróis da guitarra shred usam essa técnica como grande efeito, incluindo Allan Holdsworth, Joe Satriani e Richie Kotzen.

Com esses exemplos e exercícios, você estará utilizando menos a mão da palheta e permitindo que a mão que fica no braço da guitarra faça a maior parte do trabalho. 

1 - Para começar, tente tocar esta escala de E menor natural de uma oitava usando hammer-ons, palhetando a primeira nota em cada nova corda seguida por duas notas "marteladas". Use o indicador, o terceiro dedo e o dedo mínimo para este exercício.

(Ex.1)


2 - Agora toque a mesma ideia, mas movimentando na direção oposta usando pull-offs. Seus dedos da mão do braço devem afastar-se das cordas, mas mantendo-se o mais próximo possível das cordas, sem tocá-las. 

(Ex.2)

3 - Exercícios de velocidade com ligados

Assim como você deve ter praticado alguns exercícios de velocidade de palhetada alternada, você também deve realizar alguns exercícios de velocidade baseados em legato. À medida que a força de sua mão aumenta e sua velocidade aumenta, tente usar o que é conhecido como "economia de movimento" e evite que seus dedos se movam para longe da escala. Mantenha os dedos o mais próximo possível das cordas e não os deixe que se distanciem quando você tocar esses exercícios.

Exercício de velocidade (Ex.3-1)



Exercício de velocidade (Ex.3-2)




Exercício de velocidade (Ex.3-3)



Exercício de velocidade (Ex.3-4)


Mantenha o controle sobre o movimento dos dedos, use pouca pressão e um movimento suave para que o fraseado soe e seja executado corretamente. Certifique-se também de relaxar o braço, a mão e os dedos e não não fique tenso ao solar usando a técnica de ligado.

4 - Exercícios de duas oitavas com hammer-on

Experimente esta versão de duas oitavas do Ex.1 no (Ex.4). Conforme você sobe nessa escala, seus dedos devem passar em cada nota, usando um movimento descendente, quase como pequenos martelos batendo nas cordas. Palhete a primeira nota em cada nova corda à medida que sobe na escala. Tente também tocar este exemplo usando pull-offs, invertendo o movimento usando hammer-ons, puxando as cordas com pequenos movimentos dos dedos.

(Ex.4)

5 - Exercícios de hammer-on com sextinas

Esta ideia com sextinas deve manter seus dedos ocupados e realmente deve ajudá-lo a suavizar sua técnica de ligado usando hammer-on. Mais uma vez, certifique-se de reproduzir este exemplo ao contrário usando pull-offs.

(Ex.5)


6 - Exercício avançado de ligados (a la Paul Gilbert)

O próximo exemplo apresenta uma ideia de sequencia de escala muito comum, que surgiu na forma de tocar de Paul Gilbert e Richie Kotzen. Não se apresse com este exercício que é exigente com a mão esquerda (braço da guitarra).

(Ex.6)


7 - Agora tente esta variação contrária do Exemplo 6, que é muito mais complicada de executar.

(Ex.7)


8 - Exercício avançado de ligados  (a la Joe Satriani)

O próximo exemplo é remanescênte dos licks e frases com ligados que o guru da guitarra Joe Satriani costuma utilizar. Seu domínio de sequências de ligados intrincadas é um banquete surpreendente para os ouvidos e os olhos. O fraseado pode ser comparado ao som suave de um saxofone, já que as linhas contínuas podem fluir sem esforço e utilizar uma pausa ocasional ou parada repentina para ajudar a dar um fôlego aos solos e licks com ligados.

(Ex.8)



Bons estudos e até a próxima !!!

***Adaptado do site "Shred School" de David Brewster.

3 comentários:

  1. cara eu nao entendi como faz a primeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem simples. Palhete na primeira, quarta e sétima nota (primeira nota de cada corda). As demais são ligando uma nota na outra. Se tiver dúvidas quanto a parte rítmica, escreva no guitar pro e tente tocar junto. Abraço.

      Excluir